No evento, que marcou o lançamento da campanha do atual prefeito à reeleição, candidato apresentou propostas para o 2º mandato: “Será o melhor governo de todos os tempos”.


O atual prefeito de Aparecida e candidato do MDB à reeleição, Gustavo Mendanha, rmilhares de apoiadores e correligionários num inédito comício drive-in em Aparecida, que marcou o lançamento oficial de sua campanha visando o 2º mandato consecutivo. Mais de mil carros formaram a plateia para o evento organizado pela coligação Aparecida com Certeza, que tem Vilmar Mariano (MDB) – atual presidente da Câmara Municipal – como candidato a vice-prefeito, numa coalizão com 21 partidos – a maior do Brasil.

Gustavo Mendanha, que comemora hoje seu aniversário de 38 anos, lembrou o bom momento vivido hoje na cidade que, entre os 246 municípios goianos, é a segunda maior economia do estado. Ele aproveitou o comício para apresentar suas principais propostas. “Nós vamos continuar avançando com investimentos em infraestrutura, educação, saúde – que eu acredito que é uma das marcas mais fortes do meu governo – e seguir a passos largos para tornar Aparecida uma cidade inteligente”, enumerou Gustavo que soprou as velinhas ao som de parabéns pra você cantado por mais de mil pessoas no final do comício.

O enfrentamento à Covid-19 foi outro ponto destacado pelo candidato emedebista. Gustavo Mendanha pontuou que, considerando as cidades brasileiras com mais de 200 mil habitantes, Aparecida é a segunda com menor índice de letalidade. O atual prefeito lembrou que, só no Hospital Municipal de Aparecida (Hmap), foram criados 130 leitos exclusivos para Covid. O evento desta quarta-feira seguiu os protocolos de segurança para evitar a propagação da Covid-19, como a obrigatoriedade de máscara facial, álcool em gel e medição de temperatura.

Gustavo elencou os desafios que ele, se for prefeito novamente, vai enfrentar na administração de Aparecida nos próximos quatro anos. O candidato à reeleição narrou que a cidade demanda ainda por asfalto em ruas habitadas ainda não pavimentadas; universalização do acesso à água tratada e esgoto; reforma de escolas; e construção de mais praças e outros espaços de lazer. “Vamos trabalhar para Aparecida continuar sendo essa cidade empreendedora, onde as pessoas, de fato, tenham oportunidade, mais qualidade de vida e emprego”, completou ele.

Saindo em defesa da democracia e da pluralidade no Legislativo, Gustavo Mendanha afirmou que votará numa mulher como sua candidata a vereadora. O candidato a vice-prefeito Vilmar Mariano resumiu que “essa eleição retrata o trabalho que Gustavo realizou em Aparecida nesses últimos quatro anos” e que o atual prefeito deve ser reeleito com uma margem “histórica” de vantagem sobre os demais concorrentes a prefeito.

Candidato a prefeito de Goiânia, o também emedebista Maguito Vilela (MDB) declarou seu apoio à candidatura de Gustavo. E acrescentou: “Todos os que te conhecem sabem do seu trabalho e da sua idoneidade. Profetizamos um futuro maravilhoso para você”. Maguito lembrou que Gustavo Mendanha tem hoje a maior coligação de candidatos a prefeito no Brasil.

Com Gustavo Mendanha e Vilmar Mariano formando a chapa que concorre nas eleições por votos majoritários, a coligação Aparecida Com Certeza reúne, além do MDB, os partidos PL, PMN, Podemos, PSL, PSB, Patriota, PP, PTC, Republicanos, PMB, PSDB, PV, DC, PT, Solidariedade, PCdoB, PDT, PSD e Cidadania. Após a desistência da candidatura a prefeito do deputado estadual Cairo Salim, o PROS também decidiu apoiar o projeto de reeleição de Mendanha.

A coalizão encabeçada pelo MDB (partido de Mendanha) ganhou projeção nacional após veículos de comunicação de São Paulo e do Rio, como o portal G1, por exemplo, constatarem que a coligação Aparecida Com Certeza é a maior frente de apoio a um candidato a prefeito no Brasil. Com 21 siglas, a coligação de Gustavo Mendanha reúne 64% das 651 candidaturas a vereador que constam no repositório de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“Podem ter certeza que o nosso objetivo é, nos próximos quatro anos, fazer muito mais. E nós vamos conseguir! Com a ajuda de todos vocês. Daqui até 15 de novembro não teremos descanso, pois é a hora de levar nosso legado, falar do que realizamos nos últimos 12 anos, 8 da gestão do Maguito e 4 do meu governo. Nós trabalhamos muito no passado. Estamos trabalhando muito no presente e vamos trabalhar muito no futuro, para tornar Aparecida a melhor cidade para se viver no país, proporcionando ainda mais orgulho para quem vive aqui”, finalizou emocionado.

Referência em Goiás

Presidente estadual do MDB em Goiás, o ex-deputado federal Daniel Vilela disse que Gustavo Mendanha é um dos nomes do meio político mais respeitados hoje no estado. Daniel fez sua projeção para um provável segundo mandato de Gustavo: “Pela referência em tudo o que está sendo feito, nós profetizamos um futuro de muito sucesso em Aparecida com o Gustavo e o Vilmar”. Daniel ainda ressaltou o favoritismo de Gustavo apontado em pesquisas.

Ex-secretário de Esportes, ex-vereador e agora prefeito de Aparecida, Gustavo Mendanha entra na campanha já com larga vantagem na intenção de votos. É o que revelou a pesquisa Serpes/O Popular divulgada no último dia 03. Nas entrevistas estimuladas, em que as opções de nomes são apresentadas ao eleitor, Gustavo aparece com 74,6% das intenções de voto, seguido por Veter Martins (4,7%), do PSD – que retirou sua candidatura – e Bruno Felipe (1,2%), do PSOL.

Na pesquisa espontânea, o nome de Gustavo Mendanha também aparece em primeiro lugar nas intenções de voto, com 41,1%, ante 1,5% dos eleitores que citaram Veter e 0,7% dos entrevistados que mencionaram Bruno Felipe.

‌Quem acompanhou todo o evento de perto foi a moradora do Setor Bandeirantes, Maria Antônia de Silveira. Ela explanou que seu voto é no Gustavo, pois ele tem feito muitas coisas boas para toda a cidade. “O Gustavo tem trabalhado bem nesses anos. Veio a crise, mas a cidade não parou. Ele trouxe o asfalto pra porta da minha casa, abriu o hospital que tem atendido a nossa gente e tem feito praças para que a gente possa fazer um exercício. E espero que nos próximos quatro anos ele faça mais por nós, principalmente com relação às vagas nos cmeis. Tenho uma neta que vai precisar entrar na creche ano que vem”, destacou ela.

Fogos de artifício – Como prometido pelo coordenador da campanha, Léo Mendanha, os fogos de artifício usados para abrilhantar a noite do primeiro comício drive-in da história de Aparecida foram silenciosos e encheram o céu da cidade de brilho.

“A campanha do Gustavo está sendo marcada justamente pelo respeito e pelo alto nível na exposição das propostas. Evidentemente, é claro que não poderíamos descuidar, nesse momento, da saúde das pessoas, tanto na questão da Covid-19 quanto na poluição sonora, que estamos evitando ao máximo. E estamos recomendando aos candidatos a vereador da nossa coligação que também não usem fogos de artifício que provoquem ruídos”, comentou Léo.

Presente na solenidade, a primeira-dama Mayara Mendanha comentou sobre o problema de saúde que o prefeito Gustavo Mendanha teve no início do ano e que isso só o deixou mais forte para trabalhar mais por Aparecida. “Deus tem um propósito na vida do Gustavo. Foi um susto, mas hoje ele está aqui, comemorando seu aniversário de 38 anos e lançando oficialmente a campanha em busca da reeleição para trabalhar mais pelas pessoas de Aparecida”.