Com mais de 46 mil testes RT-PCR já realizados no município, prefeito  reforça ainda mais a testagem e o diagnóstico precoce com visitas domiciliares nos bairros com mais casos ativos. 

A determinação do prefeito Gustavo Mendanha (MDB) é “passar um pente fino”, visitando casa por casa, bairro a bairro, para que se tenha a noção exata das condições de saúde da população em relação ao coronavírus.

Com este objetivo, na segunda-feira, 27 de julho, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia ampliou  a testagem em massa da população para Covid-19.

A meta é fazer o diagnóstico precoce, e, assim, poder evitar o agravamento dos casos e até mortes causadas pela doença. Os agentes de combate a endemias (ACE’s) e agentes comunitários de saúde (ACS’s) fazem até a sexta-feira, 31, um arrastão nos bairros com mais casos ativos confirmados da Covid-19 indo de casa em casa em uma busca ativa para localizar pessoas com sintomas da infecção e encaminhá-las para a testagem com o exame RT-PCR na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima.

O prefeito Gustavo Mendanha informa que as atividades iniciaram pelo Setor Independência Mansões, na segunda, com a participação de 20 ACS’s, e, na quarta-feira, os trabalhos devem ser iniciados no Buriti Sereno, o maior bairro da cidade, com 135 agentes de combate a endemiad (ACE’s ) preparados para visitar 8 mil imóveis.

“O pessoal da Secretaria de Saúde (SMS) está fazendo um planejamento minucioso para essa iniciativa importantíssima ser o mais eficiente possível. Trabalhamos para proteger a população de Aparecida e para isso temos utilizado estratégias ousadas, criativas e com eficácia científica comprovada. Agora vamos buscar possíveis infectados em suas residências e conhecer a realidade de cada pessoa e família para identificar mais casos. A partir daí, vamos isolar e tratar os doentes antes que a doença deles se agrave, garantindo mais tranquilidade e conforto para os moradores do município”, afirma Gustavo.

O secretário municipal de Saúde, Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus em Aparecida, esclarece que o encaminhamento das pessoas com suspeita da doença seguirá protocolos técnicos e permitirá que os profissionais da SMS intensifiquem o monitoramento dos doentes, façam o rastreamento dos contatos e conheçam melhor os fluxos de contágio.

“Uma parte essencial do nosso trabalho, para além de testar, isolar e tratar, como orienta a Organização Mundial de Saúde (OMS), é a de conhecer a realidade da Covid-19 no município, em geral, mas também na vida das pessoas de diferentes regiões. Oferecendo assim os cuidados necessários com excelência e precisão”.

Testagem em massa

Com a busca ativa, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia continua ampliando a testagem em massa. A iniciativa soma-se aos testes já realizados diariamente nos dois drive-thrus e nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da cidade (Brasicon, Buriti Sereno e Flamboyant), bem como nas três UBS’s aptas a realizar a coleta para o RT-PCR (Expansul, Jardim Tiradentes e Garavelo Park).

Ao longo da próxima semana, mais quatro UBS’s iniciarão as coletas: Alto Paraíso, Santa Luzia, Buriti Sereno e Independência Mansões. O exame identifica se a pessoa está com a Covid-19 e só pode ser feito mediante indicação médica com agendamento pela SMS.

Suzane de Souza Magalhães é moradora do Setor Independência Mansões e sua residência foi uma das primeiras visitadas pelos agentes de Saúde.

Nossa região é muito grande e há pessoas que não têm essa informação  de quais são os sintomas e há aquelas que pegaram o vírus e ainda não sabem. Então essa visita da prefeitura é muito importante. Olhando meu caso, que tenho criança em casa e meu marido que trabalha fora, é bom ter uma abrangência maior da testagem, é bom pra população. E ter um local perto de casa para testar fica muito mais fácil”, comentou ela, que não apresentou sintomas e agradeceu a visita da equipe.

Agentes de saúde: reforço fundamental

O superintendente de Atenção à Saúde da SMS, Gustavo Assunção, destaca o papel fundamental dos ACS’s e dos ACE’s na busca ativa: “São profissionais que conhecem cada palmo das suas áreas de atuação, contam com a confiança dos moradores e foram treinados para esse novo desafio.

O trabalho deles vai contribuir decisivamente para que possamos testar mais pessoas, e, uma vez identificados os doentes, passemos a monitorá-los e a orientá-los com a equipe de Telemedicina, sendo que os mais vulneráveis ao vírus farão, a cada dois dias, uma bateria de exames laboratoriais para análise da evolução da Covid-19”.

Quem pode fazer o exame

Segundo critérios técnicos da SMS, os testes RT-PCR de Covid-19 são destinados a pessoas com sintomas gripais, principalmente aquelas dos grupos prioritários como idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o Coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados.

Além da nova modalidade da busca ativa nos bairros com mais casos, os exames são solicitados por médicos da SMS após consulta em qualquer unidade da rede pública ou mediante ligações no 0800-646-1590. Os drive-thrus funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Os resultados saem em até 48 horas e quando são liberados os pacientes recebem uma mensagem via WhatsApp com código e senha para acessar o site do laboratório e baixar o resultado.