Prefeito defende parceria entre Aparecida e o governo do Estado, diz que vê com naturalidade apoio do governador à reeleição de Iris em Goiânia e afirma que espera contar com apoio do DEM na sua chapa em 2020.

O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) recebeu profissionais de imprensa para um café-da-manhã nesta quarta-feira (13) no seu gabinete na Cidade Administrativa. Compareceram jornalistas e donos dos principais sites e jornais on-line com atuação no município, entre eles, o Onze de Maio.

Descontraído, Gustavo Mendanha respondeu perguntas de todos os jornalistas sobre todos os temas relativos à sua administração. Questionamos o prefeito sobre a sucessão municipal:

– Na semana passada, em Goiânia, o prefeito Iris Rezende (MDB) recebeu apoio do governador Ronaldo Caiado (DEM) a uma eventual candidatura à reeleição. O MDB e o DEM vivem um processo de disputa desde as eleições de 2018, inclusive, prefeitos do MDB que apoiaram Caiado trocaram o partido pelo DEM. Como o sr. vê esta manifestação de apoio do governador a um prefeito do MDB?

Gustavo Mendanha respondeu com tranquilidade que gostaria de ter o apoio do DEM em Aparecida de Goiânia, assim como o de outros partidos como o PSL, dos deputados Delegado Waldir e Glaustin da Focus ou o PT, do vereador Helvecino Moura.

“Aprendi com o ex-prefeito Maguito Vilela a dialogar com todos os setores sociais e da política, e principalmente, que governo não faz oposição a governo, portanto não teria nenhuma dificuldade de conversar sobre política com o governador”, frisa.

O prefeito informa que convidou o governador Ronaldo Caiado e o prefeito Iris Rezende para conhecerem a nova sede do Executivo Municipal. “ Fiz o convite no dia do aniversário de Goiânia (24 de outubro). Espero que eles confirmem esta agenda, para mostrar para eles a Cidade Administrativa e podermos conversar sobre assuntos que afetam tanto Aparecida e Goiânia e ouvir o governador sobre os seus projetos para as nossas cidades”, sinaliza.
Gustavo diz que o momento da política brasileira exige reflexão e diálogo. E fez uma declaração surpreendente:

“Como prefeito, e principalmente como goiano, gostaria de apoiar o governador Ronaldo Caiado para presidência da República. Como goiano entendo que seria importante para nosso Estado e por isto tem o meu apoio”, assegura.

Prefeito Gustavo Mendanha apresentou aos jornalistas pontos de autação das câmeras do projeto Cidade Inteligente

Gustavo afirma que o governo do Estado vem cumprindo com os repasses constitucionais devidos ao município nas áreas de saúde e educação, mas entende que o governo estadual pode contribuir mais com o desenvolvimento do município. Ele revela expectativa de que Aparecida seja beneficiada com as Emendas Impositivas (verbas do orçamento destinadas aos deputados estaduais para aplicação em obras e serviços nos municípios). “Aparecida pode ser contemplada com R$ 8 milhões em emendas de vários deputados estaduais que sinalizaram a intenção de beneficiar o município”, destaca.

Entre as demandas que Gustavo Mendanha tem junto ao governo do Estado, o saneamento básico é uma das principais. Outro ponto de interesse da administração municipal é a mudança de Aparecida da Colônia Agroindustrial do Regime Semi-Aberto, no antigo Cepaigo. O prefeito argumenta que a área, que hoje é muito próxima dos pólos industriais do município, é cobiçada para criação de outros pólos que podem gerar mais empregos e oportunidades aos aparecidenses. “É uma área de cerca de 480 mil metros quadrados, onde várias empresas demonstraram interesse, porém, a atividade atual inibe investimentos”, aponta.