Aparecida de Goiânia inicia nesta segunda-feira, 18 de maio, uma parceria inédita com o Hospital Sírio-Libanês (HSL).

A partir desta semana todos os pacientes com Covid-19 internados nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Hospital Municipal (HMAP) receberão tratamento orientado pela equipe médica do HSL. Até o momento, este é o único hospital público com essa parceria.

Apoio do Sírio-Libanês qualofica trabalho no HMAP

A iniciativa consiste em visitas diárias “beira-leito” à distância, via chamada de vídeo, em tempo real, de um profissional médico intensivista do Sírio-Libanês para debater e orientar a equipe do HMAP no atendimento a esses casos.

“O HSL é um hospital brasileiro de excelência e já conhecido parceiro da Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Mais uma vez fomos em busca da qualidade que eles oferecem e firmamos uma parceria que irá nos ajudar a salvar vidas”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães, que também preside o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus, explica que a parceria com o HSL prevê o acompanhamento diário de até 30 pacientes com trocas de dados e informações, análises de protocolos e de critérios de admissão e alta, dentre outras orientações. De acordo com ele, o Hospital Sírio-Libanês é membro do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), que viabilzou o serviço de telemedicina entre as instituições.

HMAP – referência para tratamento da Covid-19

A partir desta semana o Hmap será o hospital de referência para tratamento da Covid-19 na cidade. O anúncio foi realizado pelo Prefeito Gustavo Mendanha, em vídeo divulgado nas redes sociais: “Agradeço ao governador Ronaldo Caiado que em um primeiro momento recebeu os nossos pacientes no Hospital de Campanha. Mas, diante das dificuldades que diversos municípios têm enfrentado e com a ampliação dos leitos em Aparecida, a partir de agora todos os aparecidenses diagnosticados com Coronavírus e que precisarem de internação serão tratados em nossa cidade”.

Na última quinta-feira, 14, a Prefeitura entregou 20 novos respiradores e monitores ao Hospital Municipal de Aparecida. Com isso o município passou a ter 123 leitos hospitalares exclusivos para tratamento da Covid-19 à disposição da população que utiliza o Sistema Único de Saúde. São 50 UTIs e 60 semi-UTIs no Hmap e outras 13 UTIs no Hospital Garavelo.