A Advocacia-Geral da União (AGU) informou, em documento enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (17), que o governo federal já vacinou todos os idosos com mais de 90 anos do país.

Do Sputnik

Há, no entanto, controvérsia sobre a informação. Em vários locais do país, como a cidade de Cabo Frio, no litoral fluminense, a vacinação dos idosos com mais de 90 anos ainda nem começou.

O mesmo documento informa também que 4,8 milhões dos profissionais de saúde do país já receberam uma dose da vacina – o equivalente a 73% do total. Além disso, todos os idosos com mais de 60 anos institucionalizados e todas as pessoas com deficiência institucionalizadas também já foram imunizados.

Porém, um relatório do governo estadual de Minas Gerais desta quarta-feira (17) informou que apenas 54,11% dos idosos institucionalizados foram vacinados no estado. Todos os números foram divulgados pelo G1 nesta quinta-feira (18).

As informações desencontradas sobre a cobertura da vacinação nacional aparecem em um momento em que várias cidades do Brasil enfrentam escassez no abastecimento de vacinas. Cinco capitais já suspenderam a vacinação.

Nesta quarta-feira (17), o ministro da Saúde Eduardo Pazuello apresentou um cronograma que mostra que o Brasil receberá, até julho, 230,7 milhões de doses de vacinas. O ministro afirmou que todos os brasileiros serão vacinados ainda em 2021.