Até esta quinta-feira (12/08), foram registrados no Estado 11 casos da variante Delta, confirmados por sequenciamento genômico. Quatro casos são de moradores de Goiânia (dois deles trabalham em unidades de saúde no Distrito Federal e se contaminaram no local de trabalho e outros dois têm como origem uma viagem internacional).  Goiás segue com taxa de letalidade acima da nacional.

Levantamento feito pelo UOL na quarta-feira, 11, mostrou que Piauí não registrou nenhuma morte nas últimas 24 horas. Outros nove estados tiveram menos de dez óbitos, porém Goiás está acelerando o número de casos.

Entre os estados com menor taxa de mortes estão:

Alagoas – 9

Amazonas – 9

Tocantins – 9

Paraíba – 5

Rio Grande do Norte – 5

Roraima – 3

Acre – 1

Amapá – 1

Sergipe – 1

Na outra ponta quatro estados tiveram mais de cem mortes:

São Paulo – 387

Minas Gerais – 140

Goiás – 136

Rio de Janeiro – 130

Ainda de acordo com a reportagem, 15 estados registraram  tendência de queda na média móvel, enquanto nove tiveram estabilidade. Ceará, Distrito Federal e Goiás tiveram aceleração.

Das regiões, apenas o Sul registrou tendência de queda (-39%). As demais tiveram estabilidade: Centro-Oeste (13%), Nordeste (-11%), Norte (-9%) e Sudeste (-14%)

 

Variante Delta

O quinto caso de óbito pela variante delta é de um morador do município de Santo Antônio do Descoberto que também trabalha no Distrito Federal e manteve contato com pessoa contaminada.

Foram confirmados dois casos em residentes de São João D’Aliança, ambos relacionados ao surto de Covid-19 registrado em um hospital do Distrito Federal.

Em Aparecida de Goiânia foram confirmados quatro casos. Um deles foi a óbito.

A SES-GO e as Secretarias Municipais de Saúde seguem rastreando os contatos, acompanhando e monitorando os casos. Ainda não há transmissão comunitária da variante em Goiás.

O sequenciamento dos casos em Goiás é feito pela rede genômica instituída pelo Ministério da Saúde, formada pelo Instituto Adolfo Lutz (IAL), em São Paulo; e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro); e ainda por meio de parceria com a Universidade Federal e de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás (UFG/PUC-GO).

Óbitos

País contabiliza 566.013 óbitos e 20.249.176 casos de coronavírus, segundo balanço do consórcio de veículos de imprensa com dados das secretarias de Saúde. Goias registra 772.871 casos de Covid-19. Destes, há o registro de 737.485 pessoas recuperadas. No Estado, há 572.260 casos suspeitos em investigação. Já foram descartados 306.567 casos. Há 21.633 óbitos confirmados de Covid-19 em Goiás até o momento, o que significa uma taxa de letalidade de 2,8%. Há 462 óbitos suspeitos que estão em investigação.

Levantamento realizado pela SES-GO apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 3.393.765 doses das vacinas contra a Covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose, foram vacinadas 1.365.809 pessoas. Esses dados são preliminares e coletados no site Localiza SUS do Ministério da Saúde.

 

Com informações do UOL, SES e G1