Após ultrapassar a marca de meio milhão de doses aplicadas, a Prefeitura de Goiânia realiza, neste sábado (15/5), o Dia D da vacina contra a Covid-19. A campanha atende pessoas com comorbidades incluídas na Fase 1 e segunda dose da Coronavac em idosos a partir de 62 anos. Com 43 postos em todas as regiões, a capital monta estrutura para atender até 20 mil pessoas. Agendamento para pessoas com comorbidades segue obrigatório pelo app Prefeitura 24 horas. Apenas os idosos não precisam agendar.

Ao todo, 35 unidades foram destinadas ao atendimento de pessoas com comorbidades. O público precisa agendar pelo aplicativo Prefeitura 24 horas, além de providenciar a documentação exigida. A recomendação é de que o paciente agende para as unidades disponíveis mais próximas de sua casa, agilizando o atendimento.

Idosos sem agendamento
Os idosos a partir de 62 anos têm, à disposição, oito postos, sendo cinco escolas municipais, Área I da PUC e dois drive thru. Para eles, não é necessário agendar, apenas providenciar a documentação indicada. Ainda, vale a recomendação de procurar atendimento no local mais próximo à residência.

Confira quem vacina neste sábado:

Pessoas com comorbidades (com agendamento pelo aplicativo)

  • Pessoas com Síndrome de Down, de 18 anos a 59 anos
  • Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise), de 18 a 59 anos
  • Gestantes e puérperas COM comorbidades a partir de 18 anos, desde que apresentando documentação que comprove a gestação. Ex: betaHCG, ultrassonografia etc, além de relatório médico comprovando a comorbidade. Necessário agendar em uma das 13 unidades que atendem pessoas com comorbidades. (com agendamento pelo aplicativo)
  • Pessoas com comorbidades, de 45 a 59 anos
  • Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 45 a 59 anos.

O grupo pode agendar o atendimento através do app Prefeitura 24 horas em um dos postos indicados no site: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/

No site, também consta a documentação necessária para vacinar.

Idosos de 62 e 63 anos (sem agendamento)

O reforço da Coronavac em pessoas de 62 e 63 anos é aplicado em cinco escolas municipais e na Área I da PUC para pedestres. Além disso, também são disponibilizados os drive thru do Estádio Serra Dourada e Shopping Passeio das Águas.

Os endereços e a documentação necessária também constam no site: https://www.goiania.go.gov.br/imunizagyn/

 

500 mil doses aplicadas

Goiânia já conseguiu aplicar mais de meio milhão de doses da vacina contra a Covid-19. Até  quarta-feira (12/5), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) já tinha aplicado 504.468 doses, sendo 317.949 para primeira dose e 186.519 como reforço. O percentual da população geral que já recebeu a primeira dose chega a 21% e a segunda dose 12,3%.

O Plano Municipal de Vacinação segue o mesmo estabelecido pelo Ministério da Saúde e já engloba grupos de idosos, trabalhadores da saúde e pessoas com comorbidades. Os idosos já superam 86% em relação ao número de imunizados pela doença, ou seja, que já receberam o reforço, além dos trabalhadores da saúde que passam de 73%.

O prefeito Rogério Cruz comemorou o avanço no processo de imunização contra a doença em Goiânia. “O marco de meio milhão de doses aplicadas nos dá a certeza que vamos conseguir vencer essa pandemia. Não há um único dia que deixo de acompanhar o trabalho das equipes da secretaria de Saúde e sei que, em breve, teremos estratégias que resultarão num avanço ainda mais rápido da imunização das pessoas de nossa cidade”, afirmou.