A Prefeitura de Goiânia promove nesta quinta-feira (17/6), às 15 hs, a primeira audiência pública para a elaboração do Plano Municipal de Coleta Seletiva da cidade.

O evento acontecerá de forma virtual, pelo endereço https://teams.live.com/meet/93138681223680 .

Segundo o presidente da Amma, Luan Alves, o plano discute aspectos fundamentais da gestão de resíduos sólidos recicláveis no município. “É por meio deste documento que fixamos metas para o desvio de resíduos do Aterro Sanitário, definimos os aportes a serem investidos na área e as diretrizes do Programa Goiânia Coleta Seletiva”, contou.

O plano está sendo desenvolvido em parceria com a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) e o Ministério Público de Goiás (MP-GO), com previsão de atualização a cada quatro anos. “O documento deve ter foco na redução do volume de resíduos que são encaminhados ao Aterro e na ampliação do suporte oferecido pela Prefeitura às cooperativas de catadores”, disse Luan Alves.

Para a gerente de Políticas de Manejo de Resíduos Sólidos da Amma, Ana Paula Assis, a cidade precisa melhorar os percentuais de disposição ambientalmente adequada dos resíduos.

“Nós vamos buscar metas factíveis para que Goiânia possa aumentar a vida útil do Aterro Sanitário, seja por meio de uma maior captação de resíduos sólidos recicláveis ou por meio do tratamento de resíduos orgânicos e úmidos, o que não é feito hoje e é uma inovação que o plano deve trazer”, afirmou.