Folia de Reis emociona milhares de devotos em Aparecida

Folia de Reis emociona  milhares de devotos em Aparecida

Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da secretaria executiva de Cultura, promoveu neste domingo, 28, o 2º Encontro de Folia de Reis do município.

A festa religiosa reuniu mais de dois mil devotos e admiradores da tradição religiosa na Paróquia São João Batista em Aparecida

O encontro, que reuniu 18 grupos de foliões da cidade e 20 de outros municípios e estados, incluindo a Bahia, aconteceu na Paróquia São João Batista, no setor Colina Azul.

Segundo o secretário Executivo de Cultura e Turismo, Guido Marco Brem, a festa reuniu mais de duas mil pessoas. Ao todo, 38 grupos de folias participaram do evento.

 

“A Folia tem seu espaço em Aparecida, pois, anualmente a festa reúne milhares de devotos e voluntários. Desta maneira, as tradições serão preservadas e continuaremos a interagir com as diversas manifestações que revelam a identidade cultural e religiosa do nosso povo”, pontua.

Segundo o secretário o encontro é realizado neste mês de abril para não atrapalhar as programações dos foliões em suas cidades, já que a Folia de Reis é conhecida por acontecer em janeiro.

O vice-prefeito Veter Martins, que também prestigiou a festa cultural, disso que o encontro, que já está na sua segunda edição, faz parte do calendário anual do município.

“Aparecida é uma cidade muito religiosa e tradicional e nós, enquanto gestores da cidade, temos que preservar as raízes e a cultura popular. Não podemos deixar as tradições morrerem. A Folia de Reis é vivida, geralmente, por pessoas mais idosas e temos que incentivar as crianças e os jovens a manter viva essa tradição”, informa Veter.

O padre Vitor Simão, da Paróquia São João Batista, presidiu a Missa Campal do Encontro de Folia de Reis, explica que as folias fazem parte do folclore, da cultura popular brasileira, mas que a real origem é religiosa.

 

“As Folias carregam nos ritos, versos e cantigas a piedade e a fé. Muitos contemplam saberes e conhecimentos desenvolvidos pelo próprio povo, no seu modo evangelizar. Sua essência é a espiritualidade simples levada de casa em casa com sua bandeira à frente. A exemplo da peregrinação dos três reis magos, Gaspar, Melchior e Baltazar, prestando culto a Trindade Santa e rogando para cada família as bênçãos dos céus”, explica.

Cavalgada 
Além do encontro de Folia de Reis, o domingo foi marcado por outra manifestação cultural, a Cavalgada Amigos da Fé. Após o encerramento da Missa Campal e apresentações culturais dos foliões, mais de duzentos cavaleiros partiram de cavalo da Paróquia São João Batista, no setor Colina Azul até o centro da cidade.

 

 

Deixe um comentário

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *