O site Pragmatismo Politico faz um alerta: os Estados Unidos se tornaram o primeiro país do mundo a superar as 2.000 mortes pelo novo coronavírus em um único dia, com mais 2.108 mortes registradas em 24 horas, segundo a contagem da Universidade Johns Hopkins às 20h30 (horário local) de ontem (sexa-feira).

Valas comuns são abertas em Nova York para enterrar vítimas (divulgação)
O número total de mortes registradas nos Estados Unidos é de 18.944. O país ultrapassou a Itália, que tem 18.849 mortes, mas com uma população cinco vezes menor.
Os Estados Unidos também ultrapassaram a marca de meio milhão de casos de contágios declarados oficialmente da doença (+35.000 casos registrados em 24 horas).
Na Sexta-feira Santa, o número de mortos pela covid-10 em todo o mundo ultrapassou os 100 mil, segundo levantamento da Johns Hopkins, chegando a 102.900 pessoas. O número de infectados passou de 1,7 milhão.
Apesar de a Europa ter sido o continente mais afetado no mundo até agora, o epicentro da pandemia atravessou o Atlântico nas últimas semanas. Em questão de dias, os Estados Unidos se tornaram o país com mais mortes pela doença. Apenas em Nova York, mais de 7 mil pessoas morreram.
O aumento do número de mortes em Nova York foi tanto que a prefeitura da cidade mais afetada pelo coronavírus nos Estados Unidos passou a usar valas comuns para enterrar as vítimas.
O morticínio em NY e nos EUA tem nome e sobrenome: isolamento vertical. O relaxamento do isolamento no início da pandemia proporcionou o aumento das contaminações. É um trágico exemplo para o Brasil, cujo presidente Jair Bolsonaro insiste em acabar ckm a quarentena.
REINO UNIDO
O Reino Unido registrou 980 novas mortes nas últimas 24 horas, número recorde, elevando o saldo total para 8.958 mortes devido ao novo coronavírus, anunciou o secretário de Saúde Matt Hancock nesta sexta-feira. O governo britânico pediu à população nesta sexta-feira (10) que respeite o confinamento, apesar do período de primavera deste fim de semana da Páscoa.
FRANÇA
A França registrou 987 mortes decorrentes de covid-19 nas últimas 24 horas, de acordo com o Ministério da Saúde francês. O número de pessoas que morreram de infecção por coronavírus na França saltou para 13.197.