Deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) é o candidato do governador Ronaldo Caiado no município e costura apoio de lideranças políticas e religiosas.

Marcus Vinícius

Eleito na esteira de votos do governador Ronaldo Caiado (DEM)  e do presidente Jair Bolsonaro (Sem partido), o deputado federal Glaustin da Fokus (PSC) trabalha para ser candidato à prefeitura de Aparecida de Goiânia.

Nas eleições de 2018, Glaustin recebeu 100.437 votos, dos quais 9,3% (9.309 votos) em Aparecida e outros 20,2% (20.272) em Goiânia. Seu colega de bancada, o Professor Alcides Ribeiro (PP) foi eleito com 88.455 votos, dos quais 32.975 (37,2%) em Aparecida e 12.044 (13,06%) em Goiânia.

Glaustin tem como mentor político Sandro Mabel,  ex-deputado federal e presidente da Fieg (Federação das Indústrias do Estado de Goiás. O ex-deputado estadual Ozair José deve ser o coordenador de sua campanha.

Glaustin negocia o apoio das lideranças da Assembleia de Deus, entre elas o Pastor Oídes, do Campo Campinas. O segmento evangélico representa cerca de 70% da população aparecidense, e a Assembleia de Deus tem cerca de 200 igrejas no município, correspondendo a maior congregação.

Glaustin é empresário. No Congresso Nacional integra a bancada de apoio ao presidente Jair Bolsonaro e tem sido fiel ao governo federal nas votações. A tendência é que sua campanha reflita a ideologia expressa pelo presidente. O respaldo do governador Ronaldo Caiado pode facilitar a costura de apoio junto a pequenos partidos e lideranças religiosas e comunitárias. Vale lembrar que Caiado também foi apoiado pelo segmento evangélico, pois sua eleição resultou na posse do suplente, o senador Luiz do Carmo (MDB) no mandato de senador. Apesar de estar  filiado ao MDB, Luiz do Carmo apoia o governo Caiado, e tem trânsito livre com o Pastor Oildes José do Carmo, uma vez que ambos são irmãos.

Se nas conversações tudo estiver “amarrado em nome de Jesus”, Glaustin pode se transformar num candidato competitivo no município. O tempo dirá.