O prefeito Divino Lemes (PSD) fez a entrega de uma ambulância de atendimento móvel avançado (USA), popularmente conhecida como UTI Móvel. A estrutura adequada para prestação de socorro em casos de acidentes graves, e também o transporte de pacientes em estado crítico, casos de alta complexidade.

O evento foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Saúde. O prefeito Divino Lemes foi prestigiado com as presenças do deputado estadual Júlio Pina, do Dr. Sandro Batista – superintendente do Complexo Regulador em Saúde, representando o secretário estadual de Saúde, do secretário municipal Carlos Maranhão, e dos vereadores Betim, Ronaldo da Feira e Professora Denise, além do coordenador do SAMU Senador Canedo, Pedro Palácios, entre outras lideranças.

A USA é formada por uma equipe com condutor socorrista, enfermeiro e médico. Que são capazes de realizar procedimentos mais invasivos, que podem ser de extrema importância nas ocorrências, como parto, intubação, drenagem torácica, e demais. A ambulância (UTI) é equipada com aparelhos de alta tecnologia, como respirador mecânico, cardioversor, bomba de infusão, monitorizarão de oximetria, materiais para imobilização e ampla cartela de medicamentos que podem ser usadas nas ocorrências de emergência.

Em fala, prefeito Divino Lemes ressaltou a importância do investimento para garantir melhor atendimento em ocorrências graves, de alta complexidade.

“É mais um investimento da administração municipal, para que possamos atuar com eficácia no atendimento pré-hospitalar, que este seja seguro e ágil. Fatores imprescindíveis para ocorrências, que garante ao paciente mais chance de sobrevida, inclusive, evitando sequelas, que podem ser fatais ou mesmo permanentes”, enfatizou Divino Lemes

Na ocasião também foram entregues equipamentos de proteção individual (EPIs), e demais acessórios que serão usados pelos condutores da motolâncias, como jaqueta, joelheiras, e outros.

Parceria e mais investimentos

O serviço será ofertado pela Prefeitura Municipal de Senador Canedo, em parceria com o Ministério da Saúde, garantindo mais eficiência nos atendimentos disponibilizados pelo SAMU/192 do município. Junto ao início da atuação da USA, serão entregues também equipamentos de proteção individual (EPIs), e demais acessórios que serão usadas pelos condutores da motolâncias.

Trata-se de mais um investimento da administração municipal, que vem atuando para eficácia do atendimento pré-hospitalar, que este seja seguro e ágil. Fatores imprescindíveis para ocorrências, que garante ao paciente mais chance de sobrevida, inclusive, evitando sequelas, que podem ser fatais ou mesmo permanentes.

A Base independente do SAMU foi inaugurada no dia 19 de junho de 2017, com duas unidades de suporte básico. No mês de maio de 2018 foram implantadas duas motolâncias, acompanhando o crescimento da cidade, e o número de ocorrências, que supera a 6971 atendimentos, de janeiro de 2016 a 26 de agosto de 2019, uma ambulância do suporte básico foi substituída por um modelo mais novo, no ano passado, e agora receberá a USA e demais aquisições.