Dezembro é mês de conscientização para o tratamento precoce da síndrome da imunodeficiência adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis. Independente da Campanha, a Secretaria de Saúde de Goiânia (SMS) disponibiliza em várias unidades de saúde testes para HIV, Hepatites B e C, além de Sífilis. São testes rápidos que ficam prontos em no máximo 30 minutos.

Para a realização dos testes rápidos são utilizadas amostras de sangue da polpa digital, punção venosa ou fluido oral (para exame exclusivo do HIV).

Podem fazer a testagem qualquer pessoa, acima de 12 anos, que tenha tido situação de exposição de risco de transmissão, seja por relação sexual desprotegida, acidente com material perfurocortante com presença de sangue, uso de drogas injetáveis ou situação de violência sexual.

Os testes rápidos são realizados pelas unidades de saúde da SMS desde 2016, em janeiro de 2020, o número de unidades capacitadas realizadoras passou de 11 para 59 unidades. Confira os locais pelo link: https://saude.goiania.go.gov.br/_servicos/7690-2/

Balanço
No período de julho de 2019 a junho de 2020 foram realizados 13.167 testes de HIV, 7.833 testes rápidos de hepatite B, 7.722 testes rápidos de hepatite C e 10.769 testes rápidos de sífilis.