Bolsonaro não gostou nada do resultado das manifestações em Brasília na manhã de hoje (07). Assim que teve contato, pela primeira vez, com os presentes, o presidente teria levado um susto. Isso porque, a baixa quantidade de pessoas não era esperada.

do DCM

Um interlocutor comentou com o DCM que Bolsonaro teria chamado um assessor assim que viu o público. “Cadê o pessoal?”, foi a pergunta. Para evitar que o mau humor costumeiro do presidente viesse à tona, o assessor mentiu.

O DCM confirmou que o funcionário optou por dizer que as caravanas estavam chegando. Mas àquela altura, todos já sabiam: não havia mais ninguém para chegar. O total de manifestantes era aquele mesmo, muito abaixo das expectativas que deram ao presidente.

Uma reportagem, publicada pelo portal UOL no domingo, mostrava que grupos bolsonaristas mantinham ao menos nove contas bancárias para financiar atos em 7 de setembro. Dar suporte financeiro a organização de manifestações não é ilegal, mas quando o objetivo é praticar ou incitar crimes, a organização logística é considerada ilícita.

“As manifestações a favor de Bolsonaro estão claramente mais cheias, comparativamente às anteriores. Mas, quando se considera que jamais na história se organizou por tanto tempo e com tantos recursos uma manifestação, a coisa é bem menos impressionante”, analisou o cientista político Christian Lynch em seu perfil no Twitter.

Bolsonaro estressado

Ele ficou muito estressado ao perceber que não haveria mais ninguém. A expectativa era de 6 milhões de pessoas na Esplanada dos Ministérios, mas o total foi de menos de 5% disso. Segundo um político, foi neste momento que ele percebeu: não haveria golpe.

Mesmo assim, por estratégia, nada mudou e ele continuou com seu discurso. Após a frustração da falta de público em Brasília, houve um alento. Pessoas ligadas ao governo federal convenceram Bolsonaro que em São Paulo será melhor.

Leia mais no DCM:

1 – PSDB diz que vai discutir impeachment

2 – Alexandre de Moraes: “Liberdade somente se fortalece com respeito a Democracia”

3 – PF detém ex-assessor de Trump em Brasília

 

Veja também

Ato antidemocrático em Brasília equivale a 5% do esperado, diz jornal

Ato antidemocrático em Brasília equivale a 5% do esperado, diz jornal