Graduado na área médica, jornalista, ex-correspondente do The Guardian, no Iraque de Saddam Hussein, dá dicas de temperos e de delícias gastronômicas na sua telinha eletrônica todos os sábados

 

Renato Dias

Múltiplos temperos. Do Oriente Médio, Golfo, Europa e América Latina. Um mix explosivo. É a gastronomia de Afif Sahran.  O inventivo, multifacetado, cult & gauche âncora do programa da Band TV, em Goiânia, ‘Receita de Sucesso’. Ele irá ao ar, aos sábados, às 11h. A história de vi­da do personagem até chegar à Cozinha do Afif possui capítulos inusitados. Espetaculares. Gra­duado na área médica, com o diploma recebido direto das mãos do ex-presidente do Ira­que Saddam Hussein, enforcado após a ocupação, fundada na versão falsa de existência de ar­mas de destruição em massa no País, e de ligações com a Al Qaeda, infundadas,  o chef de cui­sinne virou ainda correspondente internacional. Do celebrado jornal da Inglaterra:  ‘The Guardian’.

O jornalista conta, com exclusividade, ter sido premiado no ano turbulento de 2008. Sob o impacto da crise financeira oriunda dos EUA e que contaminou a Economia Globalizada. Pela Associação Internacional de Jornalismo, em Londres. Em tempo: com a melhor história im­pressa e para web do ano. Não custa lembrar: ao lado de nomes como Marie Colvin. Emo­cio­nado, Afif Sahran revela ter recebendo o prêmio das mãos do príncipe Charles. O periodista in­forma que foi o primeiro brasileiro a receber tal reconhecimento. Tempos depois, o cor­respondente se curvou à excelência e às delícias de suas mãos mágicas na e pela culinária. Ah! A produção industrial como correspondente de guerra faz, hoje, parte de sua longa história.

Líbano, Brasil e Europa

Afif Sahran é casado. Um relacionamento afetivo de 12 anos. O seu belo parceiro é Juliano Albuquerque. Conceituado servidor do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás. “Com um filho peludo, o Schnauzer Nunu”, dispara. O seu sonho é abrir um espaço gastronômico. Uma Cozinha do Pensamento. Os clientes poderão informar o que têm vontade de comer e ser atendidos com amor. Os pratos devem ser comida feita com amor, com desejo, observa. O maestro da cozinha confidencia adorar sentir e identificar temperos. Filho de comerciante libanês e de uma brasileira com descendência europeia, que cozinhavam juntos, ele observava a satisfação dos convidados ao degustarem as mais variadas receitas árabes em sua casa.

– Na estreia do programa, ocorrido na semana passada, a convidada especial foi a diva Maíra Lemos. Neste sábado,  a atração musical foi  a estrela musical Nila Branco.