Em Goiânia  e Anápolis  parceria entre governos municipais, Estado e instituições levam testagem em massa à população.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) informa que há 109.560 casos de covid19, destes, há o registro de 99.492 de pessoas recuperadas e 2.475 óbitos confirmados.

No Estado, há 170.976 casos suspeitos em investigação. Outros 83.783 já foram descartados.

Há 58 óbitos suspeitos que estão em investigação. Já foram descartadas 1.051 mortes suspeitas nos municípios goianos.

Testagens em Goiânia e Anápolis

A Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia (SMS), fez testagem ampliada da população para a Covid-19 nos moradores de 339 bairros das regiões Oeste e Sudoeste da capital.

As duas regiões possuem mais de 370 mil habitantes, mas somente quem teve contato com pessoas infectadas com o novo coronavírus e está sem sintomas tem indicação para o teste que será feito nas modalidades de drive thru e pedestre.

A coleta foi feita com swab, espécie de cotonete com haste flexível, e o resultado sai em 20 minutos após o material ser coletado. Até esta terça-feira (17/08), já tinham sido testadas mais de 21 mil pessoas, sendo que 2.916 tiveram resultado positivo para Covid-19, 13,7% do total.

As regiões foram escolhidas por critérios epidemiológicos dos últimos 14 dias.

Anápolis

Uma parceria entre o Governo de Goiás, Prefeitura de Anápolis e Unievangélica amplia a testagem e o monitoramento do novo coronavírus na cidade, que é a terceira maior do Estado em número de habitantes. Desde ontem, quarta-feira, 19, os anapolinos selecionados pelo aplicativo Dados do Bem podem realizar, gratuitamente, o exame RT-PCR, considerado padrão-ouro para o diagnóstico da Covid-19. A expectativa do município é testar aproximadamente quatro mil pessoas por meio da triagem da ferramenta.

A estrutura montada no estacionamento da UniEvangélica para realizar os testes funcionará de segunda-feira a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, até o dia 14 de setembro. A coleta será feita por alunos do Curso de Enfermagem da instituição, devidamente resguardados por equipamentos de proteção individual (EPIs), e orientados pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Goiás conta com mais de 60 mil downloads do Dados do Bem, sendo aproximadamente 4 mil cadastros feitos por moradores de Anápolis. O município tem capacidade para mais de 200 testes diários. Dos 283 convidados pela ferramenta para fazer o exame neste primeiro dia, 130 confirmaram, 32 rejeitaram e 131 ainda não responderam ao chamado. É preciso que o usuário aceite para confirmar agendamento