Mais de 5 mil denúncias foram realizadas, as mais comuns são de aglomeração de pessoas.

Completado 30 dias em funcionamento, o aplicativo para denúncia de pontos de aglomeração e de serviços não essenciais recebeu mais de cinco mil registros.

Na semana passada, o Governo do Estado flexibilizou algumas atividades comerciais, o que pode aumentar ainda mais o número de denúncias no aplicativo.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia (Sedetec), pasta que gerencia o aplicativo, mostrou que das mais de cinco mil denúncias 2,686 são de lojas ou pontos comerciais abertos, sem seguir orientações do decreto estadual.

O comando da Guarda Civil Metropolitana (GCM) lembra que a fiscalização continua em parceria com fiscais da Prefeitura e Policia Militar, inclusive em parques e praças da cidade, que concentram boa parte dos aglomerados.

De acordo com o gerente de Articulação da CCM, José Pires, equipes foram reforçadas e academias ao ar livre já foram interditadas. “Vamos seguir sempre a recomendação do comando, que é orientar a população a não se aglomerar e não usar os equipamentos, caso isso não resolva, vamos autuar o cidadão”, afirma.

As denúncias que chegam ao aplicativo são direcionadas à Guarda Civil Metropolitana (GCM) e à Fiscalização da Secretaria de Planejamento (Seplan). As demandas são verificadas e posteriormente as equipes são deslocadas aos locais que foram denunciados.

O objetivo da ferramenta é contar com o apoio da população para evitar e combater aglomeração de pessoas, assim como a abertura de comércios, indústrias, feiras, eventos e demais estabelecimentos que tiveram o funcionamento suspenso pelos decretos governamentais.

De forma ágil e com poucos cliques, o cidadão poderá contribuir com o Poder Público no combate à disseminação do coronavírus (Covid-19). Para isto, basta acessar o aplicativo (disponível nas lojas de aplicativos das plataformas android IOS) e selecionar as opções “COVID-19 – Aglomerações”, quando identificados pelo cidadão os locais com possíveis aglomerações de pessoas, e “COVID-19 – Estabelecimento Aberto”, quando identificados pelo cidadão os estabelecimentos abertos sem autorização. A denúncias podem ser realizadas de forma anônima.

Veja como é fácil:

1 – Acesse o aplicativo Prefeitura 24 horas em seu smartphone (lembrando que o acesso pode ser feito de maneira anônima)

2 – Selecione a opção que desejar, sendo para denúncia de aglomerações ou estabelecimento aberto

3 – Descreva sua solicitação, insira uma imagem se desejar e pontue em qual local foi encontrado a aglomeração ou estabelecimento aberto

4 – Clique em enviar e sua solicitação será direcionada diretamente à Agência da Guarda Civil Metropolitana.

Após o envio, você poderá acompanhar o andamento em “Minhas Solicitações”.