De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), em Aparecida de Goiânia não existe nenhum leito hospitalar disponível para tratamento de pacientes com a Covid-19 sob gestão do Governo de Goiás. Na segunda maior cidade de Goiás, o governo estadual oferece apenas 10 leitos de UTIs e 91 leitos de enfermaria no Hospital de Urgências de Aparecida (HUAPA) e nenhum destes estão disponíveis para pacientes com a Covid-19. Os dados da SES revelam que o a gestão do governador Ronaldo Caiado (DEM) não abriu nenhum novo leito na 37ª maior cidade do país durante a pandemia.

A população de Aparecida superior a 590 mil habitantes tem sido assistida somente pela rede de atenção à saúde montada pela gestão do prefeito Gustavo Mendanha (MDB), desde o início do primeiro mandato, quando dedicou toda energia para inaugurar o Hospital Municipal de Aparecida (HMAP). O HMAP foi construído pelo governo do então prefeito Maguito Vilela (MDB) e da presidente Dilma Rousseff (PT), entre 2013 e 2016, e inaugurado por Gustavo e o então presidente Michel Temer (MDB) em dezembro de 2018.

Todos que foram infectados pelo novo Coronavírus na cidade de Aparecida e que precisaram de internação hospitalar receberam a assistência da Prefeitura de Aparecida de Goiânia por meio da rede que conta com 40 UBSs, 3 UPAs 24 horas e o HMAP, que possuem mais de 230 leitos hospitalares.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Aparecida, são 352 leitos hospitalares exclusivos para pacientes com a Covid, sendo 176 UTIs, distribuídos pelo HMAP, Centro de Especialidades, Hospital Garavelo e Santa Mônica.

Ainda de acordo com a secretaria municipal, em média, 48% dos pacientes que ocupam os leitos geridos pela prefeitura de Aparecida são de moradores de outras cidades.

Leitos hospitalares sob gestão do Governo de Goiás em Aparecida

Leitos de UTIs no Huapa = 10
Leitos de enfermarias no Huapa = 91

Exclusivos para Covid
Leitos de UTIs = 0
Leitos de enfermaria = 0

*Fonte: Painel da Secretaria Estadual de Saúde*

Leitos hospitalares exclusivos para Covid sob gestão da Prefeitura de Aparecida
176 UTIs
176 Enfermarias

Total de leitos hospitalares sob gestão da Prefeitura de Aparecida: 352 leitos

Distribuídos no HMAP, Centro de Especialidades, Hospital Garavelo e Hospital Santa Mônica

Com informações da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida