A campanha “Aquecendo vidas” desenvolvida pela primeira-Dama de Goiás, Gracinha Caiado, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) vai garantir mais conforto às famílias carentes  de todo o Estado nos dias mais frios de inverto.

O  repasse dos cobertores prioriza as famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e pessoas em situação de rua.

A primeira entrega dos cobertores foi feita pelo governador Ronaldo Caiado, a presidente de honra da OVG, Gracinha Caiado, e a diretora-geral da instituição, Adryanna Melo Caiado, a representantes dos 246 municípios goianos em solenidade realizada nesta quinta-feira, 13, na sede da Organização. Também foram repassados cobertores à Diretoria-Geral de Administração Penitenciária, unidades do Sistema Socioeducativo da Secretaria do Estado de Desenvolvimento Social e instituições cadastradas na Organização.

Todos os municípios foram contemplados, mas aqueles que registram as menores temperaturas, os que têm grande número de pessoas necessitadas, como é o caso dos dez municípios com o maior Índice Multidimensional de Carências das Famílias de Goiás (IMCF) e os que fazem parte da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno do Distrito Federal (Ride) receberam uma quantidade maior.

O levantamento foi feito em parceria com o Gabinete de Políticas Sociais, que é coordenado por Gracinha Caiado, e que tem desenvolvido ações para melhorar a vida das pessoas que moram nos municípios que integram o IMCF e a Ride.

O governador Ronaldo Caiado disse que o momento era de reconhecimento a presidente de honra e da diretora-geral da OVG que desempenham o trabalho para garantir o mínimo de conforto às pessoas, principalmente crianças e idosos, nesse inverno. “Somos um governo pé no chão. Temos como foco o cidadão. Entendemos que ele quer oportunidade de emprego, dignidade, saúde, educação e programas sociais que melhorem a sua qualidade de vida”, frisou Ronaldo Caiado.

Gracinha Caiado reforçou que o Gabinete de Políticas Sociais e a OVG querem chegar a quem realmente precisa.

“Nosso intuito é cuidar das famílias carentes. O levantamento feito pelo Gabinete traz o nome e o endereço de cada uma dessas famílias. Nós já visitamos a casa de algumas do risco 5 em Cavalcante e Colinas do Sul. Nosso compromisso é melhorar a vida das famílias goianas por meio de políticas públicas eficazes”, disse Gracinha Caiado.

Na próxima semana, a OVG reforçará a entrega às instituições sociais cadastradas de cobertores e agasalhos que foram arrecadados com as campanhas “Aquecendo Vidas”, realizada pela Organização, “Aquecendo Corações”, desenvolvida pela Associação Comercial e Industrial do Estado de Goiás, a Acieg, e também, de doação feita pelo Grupo de Mulheres em Ação por Goiás, o GMAG.

“Nosso objetivo é garantir às pessoas carentes proteção contra as baixas temperaturas. Mesmo sendo um Estado considerado de clima quente, a OVG faz a distribuição dos agasalhos, porque a parcela menos favorecida da população sofre nessa época do ano,” disse Adryanna Mello Caiado.

O prefeito de Ouro Verde, Jaime Ricardo Ferreira, falou em nome dos demais. Ele parabenizou a presidente de honra da OVG pelo trabalho desenvolvido. “A senhora tem demostrado ser uma mulher muito ativa no meio social, buscando ações que realmente mudam a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.

O pastor Gildeon Nunes, da Associação Lapidando Tesouros, que fica em Aparecida de Goiânia e atende 130 dependentes químicos, falou da importância dos cobertores para a instituição. “Essa doação chega em um momento oportuno para nós. A nossa entidade é bem próxima a um rio, faz muito frio e trabalhamos com pessoas que viviam nas ruas e têm a imunidade baixa”, disse.