Jornalismo da Revista Fórum confirma que cidade de Santa Catarina registrou 1.530 casos nos últimos dez dias, num aumento de 39,3% no número de infectados, após prefeito tomar a decisão de reabrir as atividades comerciais.

 

Revista Forum – Em transmissão ao vivo nas redes sociais, o prefeito de Blumenau (SC), Mário Hildebrandt (Podemos), fez um apelo para que a população cumpra com o isolamento social durante a pandemia do coronavírus. A cidade, que teve uma explosão de novos casos nos últimos dias, foi a primeira do Brasil a reabrir shoppings.

“Por favor, nos ajudem. Cada cidadão tem uma parte importante nessa caminhada. Nos ajudem a vencer o coronavírus. Mantenha o distanciamento social, lave as mãos, use álcool gel, use máscara, não saia de casa se não você não precisar”, disse na live.

Conforme o boletim divulgado pela prefeitura de Blumenau na noite de segunda-feira (22), a cidade ultrapassou a marca de 1.530 pessoas diagnosticadas com Covid-19. Somente nos últimos 10 dias, o município teve um aumento de casos de 39,4%. Aparecida de Goiânia também reabriu recentemente os shoppings e parte do comércio, e nos últimos dez diz ocorreram 800 novas infecções. Goiânia, que flexibilizou as atividades comerciais e reabriu o shoppings esta semana, também experimenta avanço no número de infecções pelo novo coronavírus.

Em Blumenau, com o aumento de casos, a ocupação dos leitos de UTI do sistema público de saúde tem preocupado autoridades. Dos 43 destinados exclusivamente para pacientes Covid-19, 21 estavam ocupados na noite de segunda-feira.

Se essa situação não mudar, vamos ter que tomar algumas medidas que não seriam necessárias se a gente observasse que o povo tivesse entendimento e fosse mais ativo no combate junto com o poder público sobre o coronavírus”, apontou o secretário de Saúde da cidade, Winnetou Krambeck.

A cidade decidiu reabrir shoppings logo no início da epidemia no Brasil, em 22 de abril. Na reabertura, o shopping Neumarkt registrou aglomeração de pessoas, inclusive de idosos e crianças. Na época, a cidade já era a terceira do estado em casos de coronavírus.