A partir da próxima terça-feira (15/10) a pista da 2ª Radial no sentido Terminal Isidória – BR 153 será interditada para a obra de prolongamento da Marginal Botafogo. Nessa etapa, será construído o trecho da via que vai da Avenida Jamel Cecílio à 2ª Radial, no Setor Pedro Ludovico. Nesta segunda-feira (14/10), os secretários de Trânsito, Fernando Santana, e Planejamento e Habitação, Henrique Alves, concederão entrevista coletiva para esclarecer sobre a interdição e as obras, às 11h40, na 2ª Radial esquina com a Avenida Botafogo.

 

A pista da 2ª Radial será interditada a partir da Avenida Botafogo e o bloqueio vai até a Avenida Jardim Botânico. Com base em estudos técnicos, o Departamento de Engenharia da Secretaria Municipal de Transito, Transporte e Mobilidade (SMT) definiu a melhor alternativa de desvio, observando não apenas o fluxo dos veículos, mas também a segurança no trânsito.

O desvio tem início na Avenida Botafogo, que terá o sentido invertido, onde o motorista deve virar à direita; segue até a Rua Nonato Mota, onde o motorista deve fazer a conversão à esquerda e seguir até a Avenida Jardim Botânico para retomar a 2ª Radial, virando à direita.

Iniciada no dia dois de setembro, as obras de prolongamento da Marginal Botafogo compreendem a construção da pista de rolamento na margem lateral direita do córrego Botafogo, com cerca de 1,3km de extensão, englobando serviços de drenagem, recomposição do leito e canalização do córrego, além da construção das pontes da Avenida 2ª Radial, com duas alças de acesso à avenida. Também serão executadas obras visando à conclusão da ponte da Rua 1018, que liga o Setor Pedro Ludovico à Vila São João e Jardim Goiás.

As obras compõem um complexo viário executado pela Prefeitura de Goiânia que inclui três elementos diferentes de engenharia, nos mesmos moldes do que ocorreu no cruzamento da Avenida 85 com a Avenida T-63: o elevado, o viaduto em nível e a trincheira, e cada um deles atenderá a uma das vias atingidas. A Avenida Jamel Cecílio vai passar pelo elevado sobre toda a obra; no nível da Alameda Leopoldo de Bulhões será construída a rotatória, na rua já existente; e a Marginal Botafogo passará em trincheira por baixo de tudo. Sobre o viaduto será erguido um monumento, representando simbolicamente o traçado da obra, sendo o elevado o braço e a rotatória, a boca de um violão.

A interdição do trecho localizado na Avenida 2ª Radial será realizada para que o Consórcio responsável pelas obras possa iniciar as obras de drenagem e substituir o bueiro existente no local e a previsão é que elas sejam concluídas em até 120 dias. (Com informações da Secom)