Equipe campineira se beneficiou da derrotado Fortaleza para o Bahia

Apenas com a realização do 2º dos 10 jogos da penúltima rodada do Brasileiro da Série A/2020, neste sábado, dia 20 de fevereiro de 2021, com a derrota do Fortaleza em casa por incríveis 4×0 para o Bahia, o Atlético fica garantido com dois jogos e uma rodada de antecedência como um dos seis times a garantir vaga na Copa Sul-Americana de 2021.
Para se garantir vaga na Sul-Americana, é necessário ficar à frente de seis equipes no Brasileiro da Série A e o time atleticano já deixou para trás Botafogo, Coritiba, Goiás, Vasco, Fortaleza e Bahia.
Será a segunda participação do rubro-negro campineiro na Copa Sul-Americana, retornando à mesma nove anos depois da sua única presença, em 2012, quando eliminou o Figueirense (SC) na 1ª Fase e foi eliminado pela Universidad Católica (CHI) nas Oitavas de Final, ficando na 16ª colocação.
A Copa Sul-Americana chega à sua 20ª edição em 2021 e com uma novidade em seu sistema de disputa. Pela 1ª vez haverá uma fase de grupos.
São 56 times participantes sendo que doze virão da Copa Libertadores da América/2021, os quatro eliminados na 3ª Fase da Libertadores que entrarão na fase de grupos da Sul-Americana mais os oito eliminados e terceiros colocados na fase de grupos da Libertadores que entrarão nas Oitavas de Final da Sul-Americana.
Argentinos e brasileiros só entram na fase de grupos, seis equipes de cada um dos desses dois países.
Então na 1ª Fase da Sul-Americana/2021 são 32 times, quatro de cada um dos demais oito países (Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela) em 16 confrontos eliminatórios em ida e volta, dois de cada um desses oito países.
A Fase de grupos, em seguida, terá então os 16 classificados da 1ª Fase, dois de cada um dos 8 países participantes, os seis argentinos, os seis brasileiros e os quatro eliminados na 3ª Fase da Copa Libertadores. São oito grupos de quatro times jogando entre sí em turno e returno, seis jogos para cada equipe, classificando-se apenas o 1º colocado de cada grupo para as Oitavas de Final da Copa Sul-Americana 2021.
O sorteio dos grupos acontece na quarta-feira, dia 14 de abril, e os jogos serão em seis meios de semana consecutivos, de 21 de abril a 26 de maio, essas quartas-feiras como data-base.
Com as 5 participações do Goiás, será a 7ª presença do futebol goiano na competição, a 2ª consecutiva, uma vez que o time alvi-verde da Serrinha participou em 2020.

 

Fonte: FGF

Autor: Roberto Sampaio
Fonte: Coordenadoria Técnica