Com nova remessa de doses, vacinação é realizada em cinco UBS´s, nos drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades e na Central de Imunização.

janeiro.

Nesta terça-feira, 3, a Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia dá continuidade a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-1, na população acima de 30 anos. Com a chegada de quase 15 mil doses no último sábado, (30) a vacinação está sendo realizada em oito postos. Os drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades vacinam sem necessidade de agendamento. A aplicação da primeira dose também é feita por agendamento pelo Aplicativo Saúde Aparecida em cinco Unidades Básicas de Saúde e também na Central de Imunização.

A aplicação do imunizante ocorre mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades funcionam das 8 às 18 horas de segunda a sexta-feira e das 8h às 17h aos sábados e não exigem agendamento prévio.

Já aqueles que preferirem receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisam agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas para novos agendamentos são liberadas sempre após às 17h.

“Em Aparecida, dose recebida é dose aplicada. Nosso objetivo é vacinar com agilidade nossa população para que todos fiquem protegidos contra o vírus o mais rápido possível e possamos vencer essa pandemia”, comentou a superintendente de Vigilância em Saúde Daniela Ribeiro. Vacinação segue nesta terça-feira, 3 de agosto.

Uma dose de alívio e esperança

“Graças a Deus estamos sendo vacinados! A sensação é muito boa. Espero que daqui pra frente seja melhor, que (a vacina) chegue a todos e a gente possa viver normalmente”, conta Naiara da Silva Santos, de 30 anos.

Patrícia da Silva Ferreira, 31 anos, que recebeu a primeira dose da vacina no Drive da Cidade Administrativa Maguito Vilela, acredita que com todas as pessoas vacinadas a vida possa voltar ao normal.  “É um alívio. Estou muito feliz! Acho que todos devem vir se vacinar. As pessoas têm que abrir a mente e vir vacinar, porque quanto mais rápido se vacinar, mais rápido a nossa vida volta ao normal e todos vamos ter uma vida mais tranquila”, comenta a moradora.

“É um alívio, primeiramente. Agora vamos dar continuidade e esperar a segunda dose. E a palavra que resume tudo é ‘alívio’, diz Édmo Rosa dos Santos, de 30 anos. Já Danilo Gonçalves dos Santos, de 32 anos, reforça que todos têm de ir receber a dose da vacina para a vida voltar ao normal. “Está sendo incrível! Esperei muito tempo, e agora finalmente é a hora. Todos têm que vir vacinar para enfim retomar a vida normal e proteger a nossa família”, disse o morador.

Segunda dose

A Prefeitura continua também aplicando a segunda dose da vacina. Nesta quarta-feira, o município recebeu a primeira remessa da Pfizer destinada à segunda aplicação, com 7.020 doses. Os imunizantes estarão disponíveis nas

UBS’s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e na Central Municipal de Imunização a partir do dia 10/08, data na qual se que completa 12 semanas do primeiro lote de D1 recebido dessa vacina.

Não é necessário agendar para receber a dose 2. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.

Se o reforço for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente na Central Municipal de Imunização e no Aparecida Shopping, e se for AstraZeneca, no drive do Aparecida Shopping, nas UBS’s e na Central de Imunização. Esses imunizantes já estão disponíveis.

A Secretaria reforça os intervalos previstos entre as duas doses de todos os imunizantes do município:

  • Pfizer: 12 semanas entre a D1 e a D2
  • AstraZeneca: 12 semanas entre a D1 e a D2
  • Coronavac: 28 dias entre a D1 e a D2

Balanço

De acordo com a Coordenação de Imunização, a cidade aplicou 325.550 doses de vacinas contra a Covid-19 em Aparecida até a manhã desta quinta-feira, 29 de julho. Com a campanha tendo sido iniciada em 20 de janeiro, do total de doses aplicadas, 237.3223 foram de 1ª dose e 72.437 de 2ª dose e 15.790 de dose única. “Totalizamos, até o momento, 56% da população adulta vacinada com pelo menos uma dose e 20,87% da população adulta (422.666 pessoas conforme dados do IBGE) imunizada completamente”, comentou a superintendente de Saúde da SMS, Daniela Ribeiro.

Ainda segundo a coordenação, o estoque de doses para a 1ª aplicação é de 6.812 doses e para segunda é de 31.827. Até o momento, a cidade recebeu 243.571 de 1ª dose e 110.360 de 2ª dose, totalizando 369.801 doses recebidas desde janeiro.