Os moradores com 24 anos ou mais já podem receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, em oito postos de vacinação em Aparecida de Goiânia.  Entre os postos estão os dois drives, Cidade Administrativa e Centro de Especialidades; cinco Unidades Básicas de Saúde e a Central de Imunização. Os interessados devem apresentar documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço.

Os drive-thrus da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades funcionam das 8 às 18 horas e não exigem agendamento prévio. Já aqueles que preferirem receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim ou na Central Municipal de Imunização, precisam agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br).

“O objetivo da Prefeitura ao ampliar a faixa etária é o de promover o acesso de toda população adulta, que é a preconizada pelo Ministério da Saúde até o momento, à vacina contra a Covid, evitando assim óbitos e agravamento da doença”, sublinhou a superintendente de Vigilância em Saúde, Daniela Ribeiro. Nesta sexta-feira, 13, Aparecida segue vacinando pessoas acima de 24 anos.

Um novo começo

Para muitas pessoas receber a dose da vacina significa o começo de uma nova vida, repleta de esperança de dias melhores. É o que diz Vinicius Artiaga Sousa Silveira, de 24 anos. “É o fim de um ciclo de muita ansiedade e instabilidade. Hoje a gente está comemorando um começo de um novo 2021. Daqui pra frente é se cuidar, mas com esperança e expectativa de um ano melhor”, conta o jovem.

Juliane da Silva Montovane, de 24 anos, que aguardava na fila do drive thru da Cidade Administrativa, conta sobre a ansiedade em ser vacinada. “”A gente esperou tanto por esse momento, por tanto tempo e graças a Deus finalmente está chegando. Agora é continuar se cuidando, mas um pouco mais tranquilo”, disse a jovem.

No drive do Centro de Especialidades, Sabrina Dourado de Sousa, de 25 anos, comemorava com muita felicidade a aplicação da dose da vacina. “Só em ter sobrevivido até esse momento de imunização contra essa doença. Nossa, estou muito feliz e já estou animada para tomar a segunda dose”, conta.

Para Michele Mendes Fernandes, de 29 anos, a dose da vacina significa muita esperança, pois perdeu a sogra e avó no mesmo dia para a Covid. “É uma emoção muito grande, até porque perdemos duas pessoas na família no mesmo dia. Então é uma esperança. É muito gratificante, esperei muito por esse momento e estou muito feliz”, pontua.

Segunda dose

A Prefeitura continua também aplicando a segunda dose da vacina conforme data aprazada no cartão de vacinação. Quem já está com o prazo adequado para receber o reforço deve procurar o drive-thru do Aparecida Shopping, das 8 às 18 horas, ou as UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, das 8 às 16 horas. Para receber a segunda dose da vacina não é necessário agendar. Basta apresentar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação. Se a Dose 2 for do imunizante Coronavac, a aplicação ocorre exclusivamente no drive do Aparecida Shopping e na Central Municipal de Imunização.

Super Quarta

E para facilitar o acesso ao serviço, a prefeitura realiza hoje, 11 de agosto, mais uma edição da Super Quarta de Vacinação contra a Covid-19. Para a ação foram liberadas mais de 2,5 mil vagas para agendamento no aplicativo Saúde Aparecida para 21 postos de vacinação na cidade, sendo 20 UBS´s e a Central de Imunização. Todas as vagas liberadas foram preenchidas.

A proposta da Prefeitura é ampliar os postos semanalmente, às quartas, de acordo com o estoque de imunizantes da cidade. Nesses dias, as salas de vacinação das UBS’s funcionam exclusivamente para a Campanha contra a Covid. “Iniciamos essa força-tarefa para facilitar o acesso à vacina, descentralizando os postos e esta ação tem sido bastante positiva, pois descentralizamos a aplicação das doses e temos atingido mais pessoas na cidade com a imunização”, sublinhou Daniela Ribeiro.

Balanço

Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), até esta segunda-feira, 09 de agosto, foram aplicadas 365.144 doses da vacina de 1ª e 2ª dose. Deste total, 261.247 foram de 1ª dose e 103.897 moradores já haviam sido totalmente imunizados contra a covid-19. Até o momento Aparecida recebeu 278.959 doses para primeira aplicação, 115.040 para segunda e 16.870 de dose única, totalizando 410.869. Atualmente o estoque de vacinas para a 1ª aplicação é de 11.582 e 18.283 para a segunda dose e 1000 doses de aplicação única.

Com estes números, Aparecida atingiu 62% da população adulta imunizada com pelo menos uma dose e 25% com duas doses ou dose única, estando completamente imunizados. A população adulta da cidade é estimada em 422.666 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).