Neste sábado, 26, a Secretaria Municipal de Saúde inicia a aplicação da 1ª dose em todas pessoas com 43 anos de idade ou mais sem comorbidades.

Ou seja, independentemente da condição, qualquer morador da cidade nessa faixa etária poderá ser vacinado mediante apresentação de documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço. Neste sábado os drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades e as unidades de saúde funcionam das 8h às 17h.

Os interessados poderão procurar os postos de drive-thru da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades, sem necessidade de agendamento. Quem preferir receber o imunizante nas Unidades de Saúde (UBS’s) dos setores Andrade Reis, Jardim Olímpico, Bairro Cardoso, Jardim Florença e Veiga Jardim e a Central Municipal de Imunização, precisa agendar pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. O acesso pode ser feito pelo site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). As vagas para 43 anos e mais serão liberadas ainda nesta sexta-feira, 25.

O prefeito Gustavo Mendanha destaca que o avanço na idade tem como objetivo atingir o maior número de pessoas imunizadas na cidade. “Já vacinamos 34% de nossa população adulta com pelo menos a primeira dose. Com a chegada de doses semanalmente, nossa expectativa é ampliar cada vez mais para vacinar a todos que aqui residem o mais rápido possível, salvando vidas”.

O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães complementa. “Aparecida já vinha avançando bastante com a Campanha atendendo a todos os grupos previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI), uma decisão pioneira em Goiás. Seguimos de forma planejada, priorizando sempre a saúde dos aparecidenses”, enfatiza.

Além da ampliação da idade, a SMS continua vacinando as pessoas dos grupos prioritários do Plano Nacional de Imunizacao (PNI) incluindo grávidas, puérperas e lactantes com filhos recém nascidos até 6 meses. Neste caso, a vacinação é por agendamento no aplicativo. As lactantes precisam apresentar a certidão de nascimento da criança.

Segunda dose

A SMS segue aplicando também a segunda dose da vacina, que é importante para a imunização completa. “A segunda dose é tão importante quanto a primeira, por isso, se vc atingiu a data marcada no seu cartão de vacinação, procure o drive do Aparecida Shopping ou uma das cinco Unidades Básicas de Saúde, sem necessidade de agendamento, para receber a dose de reforço. Caso a vacina seja coronavac, pode procurar direto a Central de Imunização”, sublinhou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.

Regras da vacinação dos grupos PNI

Confira abaixo as regras de vacinação contra a covid-19 dos grupos prioritários atendidos pela Prefeitura. Eles continuam sendo imunizados normalmente, inclusive neste sábado, concomitantemente com a população da faixa etária dos 43 anos.

Caminhoneiros

Devem morar no município de Aparecida de Goiânia

Contempla:

Motoristas de transporte rodoviário de cargas definido pelo art. 1° II da Lei n° 13.103, de 02 de março de 2015, que trata da regulamentação da profissão de motorista.

Devem apresentar:

  • CNH das categorias D ou E (constando que está exercendo a profissão remunerada);
  • Comprovante de endereço nominal (precisa estar no nome do trabalhador).

Locais de vacinação:

Sem necessidade de agendamento:

– Drive-thru Cidade Administrativa: Avenida Gervásio Pinheiro, APM, Setor Residencial Solar Central Park.

Por agendamento, pelo aplicativo “Saúde Aparecida”:

– UBS’s dos bairros Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim e Central Municipal de Imunização (de segunda à sexta-feira, das 8 às 17h).

Trabalhadores da educação (acima de 18 anos)

Devem atuar  no município de Aparecida de Goiânia

Contempla:

  • Trabalhadores de Ensino Básico e Trabalhadores de Ensino Superior (professores, administrativos, serviços gerais, agentes educacionais, estagiários em atuação e outros com lotação direta na educação, seja da rede pública ou privada).