SMS aguarda a chegada de nova remessa para retomar a vacinação nos drives-thru da cidade. A aplicação da primeira dose em idosos acima de 70 anos continua nesta semana em três UBS’s e a Secretaria alerta a todos que estão no período da 2ª dose para fazer o agendamento

Dando continuidade à Campanha de Vacinação Contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, a partir desta segunda-feira, 08 de março, as imunizações serão realizadas exclusivamente após agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida” e pelo site da prefeitura, o aparecida.go.gov.br. Pela ferramenta, os idosos com mais de 70 anos de idade residentes no município marcam dia e horário para a aplicação da 1ª dose da vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) Andrade Reis, Bairro Cardoso ou Jardim Olímpico. Já para a imunização domiciliar dos idosos acamados com mais de 60 anos, continua o agendamento pelo telefone (62) 3545-5868.

O secretário de Saúde Alessandro Magalhães esclarece que os dois drive-thrus, da Cidade Administrativa e do Jardim Boa Esperança, foram temporariamente fechados para a vacinação porque restam apenas 840 doses exclusivas para as pessoas acima de 70 anos, etapa iniciada no ultimo dia 4: “Assim que chegar uma nova remessa de vacinas do Ministério da Saúde (MS), a imunização será retomada sem agendamento nos drive-thrus, que são a modalidade mais procurada pela população, e gradativamente iremos ampliando para outras faixas etárias. ”

Grande demanda

De acordo com a SMS, somente nestas quinta e sexta-feira, 4 e 5 de março, foram vacinados cerca de três mil idosos com mais de 70 anos nos 2 drive-thrus e nas 3 UBS’s de Aparecida. “Na quinta-feira tivemos a maior demanda, administramos mais de duas mil doses em um único dia. Com essa alta procura, administramos a distribuição de senhas, para melhor atender os idosos que procuraram um dos dois drives”, destaca a coordenadora de Imunização da SMS de Aparecida, Renata Cordeiro.

Devido à alta procura nestas quinta e sexta-feira, Aparecida registrou um tempo de espera maior nas filas de vacinação dos dois drive-thrus. “Nós solicitamos o apoio dos agentes da SMTA que organizaram as filas e fizeram a distribuição das senhas. Também disponibilizamos, desde a semana anterior, banheiros químicos para os idosos nos dois drives”, acrescenta Renata. Na sexta-feira, 5, foram liberadas 450 senhas para o drive da Cidade Administrativa e 300 para o Centro de Especialidades.

A aposentada Anemildes foi a última a ser vacinada ontem no drive da Cidade Administrativa. Com a senha 450 em mãos, ela estava sorridente e emocionada ao receber a dose do imunizante contra a Covid-19. “Estou sentindo uma enorme felicidade. Eu e minha família esperamos muito por este momento. Vi muita gente, inclusive amigos meus, morrerem. Espero viver muitos anos ainda e estou muito satisfeita com o atendimento”, disse ela ao lado da filha.

Cartão SUS atualizado

A coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro, reforça que as 840 doses restantes atuais estão reservadas para os idosos acima de 70 anos e que é indispensável estar com o cartão SUS de Aparecida atualizado para realizar o agendamento: “Quem não tem o cartão ou está com ele desatualizado deve procurar uma das 40 UBS’s da cidade para regularizar a situação.”

A coordenadora enfatiza que o agendamento dessas 840 doses para a próxima semana já está disponível no aplicativo e no site e que, devido à grande demanda, “é importante agendar o quanto antes para garantir a vaga.” Todavia, ela afirma que todos os idosos acima de 70 anos residentes em Aparecida serão vacinados: “Só precisamos aguardar uma nova remessa do MS para continuarmos imunizando quem porventura não consiga agora.”

Balanço da vacinação

Segundo Renata Cordeiro, até nesta sexta-feira, 05, Aparecida de Goiânia já vacinou 29.616 pessoas no município, incluindo 1ª e 2ª doses, sendo 16.366 profissionais da saúde e 12.497 mil idosos acima de 70 anos. 399 idosos acamados também já foram imunizados. Ao todo, 354 idosos e deficientes institucionalizados receberam as duas doses do imunizante.

A vacinação em Aparecida começou no dia 20 de janeiro. Até o momento, a cidade recebeu cinco remessas de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde totalizando 22.700 doses para 1ª aplicação e 11 mil para 2ª aplicação. Deste números, 22.394 pessoas receberam a 1ª dose e 7.222 a 2ª.

Segunda dose

Em relação à 2ª dose da vacina contra a covid-19, a SMS convoca a todos os idosos que já receberam a 1ª dose da coronavac que façam o agendamento da 2ª no aplicativo ou no site. “O intervalo entre essas doses é de até 28 dias e é essencial completar o esquema vacinal, não basta tomar apenas a 1ª, para se garantir a eficácia e a proteção da vacina são necessárias duas doses. Então, basta conferir no cartão de vacinas se já está na hora de receber a 2ª, e, se estiver, acessar o aplicativo e agendar”, frisa Renata Cordeiro.

Após o agendamento, quando o idoso chegar na UBS para receber a segunda dose, os profissionais vão conferir se o esquema vacinal está correto e fazer a imunização com segurança. “Será verificado no Sistema de Informação quando o paciente recebeu a primeira dose, qual a vacina que foi administrada e se ele está no prazo correto da segunda vacinação. Nas UBS’s temos condições de verificar tudo para dar mais segurança tanto para o paciente quanto para os profissionais”, ressalta a coordenadora.

Principais informações atualizadas da Campanha de Vacinação contra a Covid-19:

Quem está sendo vacinado com a primeira dose neste momento:

• Idosos acima de 70 anos
• Idosos acima de 60 anos acamados

Locais de vacinação para idosos acima de 70 anos (com agendamento):

• UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis)
• UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II)
• UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico)

Como agendar a imunização:

• Para se vacinar nas UBS´s faça o agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”

Horários de funcionamento:

• De segunda à sexta-feira, das 8 às 17h

Documentação exigida:

• Documento de identidade
• CPF ou Cartão SUS de Aoarecida
• Comprovante de Endereço de Aparecida de Goiânia

Pacientes acamados:

• Estes recebem a vacinação em casa mediante agendamento telefônico pelo número 3545-5868

Quem está sendo vacinado com a segunda dose neste momento:

• Idosos com mais de 85 anos
• Profissionais de Saúde

Locais:

• Vacinação in loco nas unidades de saúde
• UBS Andrade Reis (Avenida dos Girassóis, Qd. 11, APM-3, Setor Andrade Reis)
• UBS Bairro Cardoso (Avenida Embaixador, APM-07, Bairro Cardoso II)
• UBS Jardim Olímpico (Avenida Monte Carlo, Qd. 28, Jardim Olímpico)

Como agendar a imunização da segunda dose:

Para se vacinar nas UBS´s, faça o agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”

Horários de funcionamento:

• De segunda à sexta-feira, das 8 às 17h

Documentação exigida:

• Documento de identidade
• CPF ou Cartão SUS de Aparecida atualizado
• Comprovante de Endereço de Aparecida de Goiânia