Prefeito autoriza jornalistas, radialistas e profissionais de imprensa que prestam serviço no município a realizarem o teste do coronavírus nos serviços de drive-thru disponibilizados pela secretaria municipal de saúde.

Enquanto os profissionais da imprensa são escorraçados no Palácio do Planalto, em Aparecida de Goiânia eles podem realizar testagem de Covid-19. O municípoi disponibilizou a fazer exames de coronavírus por meio de drive-thru. Assim, o profissional  não precisa descer do veículo para a realização do teste, que é feito de graça no posto de coleta do Jardim Boa Esperança, de segunda a sexta feira, das 8h às 16h.

Ontem, em Brasília, os grupos Band, Globo e Folha retiraram os jornalistas e repórteres fotográficos da cobertura da presidência no Palácio do Planalto devido a agressões que estes profissionais estavam sendo submetidos pelos apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. A atitude da prefeitura de Aparecida merece reconhecimento, por demonstrar cuidado com os comunicadores que todos os dias colocam suas vidas em risco para manter a cobertura diária sobre os fatos de interesse da comunidade, em especial as matérias sobre a pandemia do coronavírus Covid19.

Como fazer o teste

Para fazer o teste, é necessário o agendamento pelo telefone 0800-646-1590. Segundo a Secretaria de Municipal de Saúde, os exames oferecidos são do tipo RT-PCR, considerado o mais preciso para o diagnóstico da Covid-19.

O exame também está liberado para idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados. Pessoas que estiverem com sintomas de gripe também podem fazer a testagem.

Ao chegar no local, primeiramente, o paciente apresenta um documento de identificação para que a equipe cheque o agendamento. Em seguida, o profissional de saúde realiza uma triagem e preenche uma ficha de notificação. Um termo de consentimento é entregue ao paciente para que seja assinado.

Depois disso, o profissional de saúde também aferi a pressão arterial, temperatura e saturação de oxigênio do paciente. Caso esteja dentro do protocolo, ele será encaminhado para o posto de coleta do material e será liberado em seguida.