O Consultório na Rua é um projeto da Prefeitura de Aparecida que leva atendimento multidisciplinar às pessoas em situação de rua do município.

Praticamente todos os dias da semana uma equipe formada por musicoterapeutas, médicos, enfermeiros, assistentes sociais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizam uma abordagem leve e divertida a mais de 50 pessoas em situação de vulnerabilidade dos mais variados lugares da cidade. São homens e mulheres que fazem o Poder Público consiga chegar às pessoas que mais se precisam de forma lúdica e bem humorada.

Na manhã de quarta-feira (17) a equipe passou por vários dos locais já mapeados como sendo local de concentração de pessoas em vulnerabilidade e terminou na Praça da Matriz para uma abordagem com as pessoas que por ali se encontravam no momento. “Tem muita gente que não nos respeita. Eles são diferentes, fazem o bem pelo próximo. Aqui todo mundo trabalha. Eu vigio e lavo. Não to na rua porque quero. Mas graças a Deus esse pessoal que vem aqui conversar com a gente e nos oferecer ajuda aparece de vez em quando. A gente se sente abraçado” – conta o senhor de apelido Macarrão, que costuma trabalhar no local.

O projeto

O Consultório na Rua é realizado por uma equipe multiprofissional que oferece serviços de Atenção Básica à Saúde para pessoas que vivem na rua. Cerca de 500 atendimentos mensais são realizados de segunda a sexta, em diversos pontos da cidade. Os serviços oferecidos incluem testes rápidos para detectar doenças, vacinação, atendimentos médico, psicológico e de pré-natal, aferição de pressão e glicemia, realização de curativos, orientações e encaminhamento para outros dispositivos de saúde.