Secretaria de Saúde informa que 70% dos profissionais de saúde da cidade que atuam na linha de frente no enfrentamento à Covid-19 já foram vacinados, bem como 100% os idosos e deficientes institucionalizados
A SMS já recebeu do MS, com o intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO), um total de 12.200 doses de vacina contra a Covid-19. O primeiro lote, com 7,2 mil doses da Coronavac, imunizante desenvolvido pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Butantan, foi enviado à cidade na tarde da segunda-feira, 18 de janeiro. Essas doses começaram a ser aplicadas na quarta-feira, 20. Um segundo lote, com 5 mil doses da vacina AstraZeneca/Oxford, desenvolvida pelo laboratório indiano Serum, chegou em Aparecida na manhã desta segunda-feira, 25 de janeiro. Assim que forem aplicadas todas as doses do primeiro lote, a cidade iniciará a imunização com o segundo lote. A previsão é que a segunda remessa comece a ser utilizada já no início da próxima semana.
“Nós etamos seguindo o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde e cumprindo o que foi planejado para nossa cidade. Iniciamos a Campanha com os grupos prioritários definidos pelo governo federal, isto é, idosos e deficientes que vivem em abrigos, bem como profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19″ disse a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro.
Para Renata, “provavelmente, até o fim desta semana já teremos finalizado a aplicação de todas as doses do primeiro lote recebido, imunizando praticamente 100% dos profissionais da linha de frente. Para a próxima semana, a expectativa é iniciar a vacinação com a AstraZeneca, contemplando o restante dos trabalhadores da saúde”, afirmou.