Gatilhos
Os principais gatilhos para mudança de cenários são a taxa de ocupação de leitos de UTIs e o aumento de contágio entre a população. Nos últimos dias, a taxa de ocupação de leitos de UTIs públicas ficou próximo de 60% e os leitos privados em 100%.
Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Aparecida anunciou a implantação de mais de 10 leitos de UTIs no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), em razão de respiradores encaminhados pelo Ministério da Saúde, por meio do senador Vanderlan Cardoso, e a contratação de mais de 3 leitos de UTIs no Hospital São Silvestre.
Além da doação de mais 10 respiradores pelo Hospital Sírio-Libanês. Desta forma, Aparecida chega a 146 leitos. Também nesta semana a Prefeitura começa a disponibilizar exames laboratoriais e oxímetros para pacientes do grupo de risco, ou seja, que apresentam maior vulnerabilidade e risco de agravo da doença.
Com o aumento de leitos de UTIs, a ajuda da população para evitar a disseminação do vírus e as demais ações tomadas pela gestão, Aparecida pode voltar ao cenário amarelo ou mesmo o verde.
A Portaria 035/2020, de 5 de junho de 2020, da Secretaria de Saúde de Aparecida que instituiu o escalonamento regional leva em consideração a portaria e nota técnica da Secretaria de Saúde de Aparecida datada de 22 de abril de 2020 que adotou na cidade de Aparecida de Goiânia a Matriz de Risco do Ministério da Saúde.
Números
De acordo com a SMS, até as 17 horas desta terça-feira, 30, o município já coletou mais de 18,5 mil amostras de material para realização de testes de diagnóstico de Coronavírus. Os exames são do tipo RT-PCR, que é considerado o padrão ouro para esse diagnóstico.
Confira o atual cenário da cidade:
2.890 confirmados;
1.756 recuperados;
47 óbitos;
49 hospitalizados.
Confira as taxas de ocupação dos leitos de UTI de Aparecida de Goiânia da rede pública e privada:
📊 Taxa de ocupação de UTI Adulto (Geral + Covid-19) – Rede pública – 66%
📊 Taxa de ocupação de UTI Adulto (Geral + Covid-19) – Rede privada – 100%
📊 Taxa de ocupação de UTI Pediátrica – Rede pública – 30%
📊 Taxa de Ocupação de UTI por Covid-19 – Rede Pública – 55%
📊 Taxa de Ocupação de UTI por Covid-19 – Rede Privada – 100%
📊 Taxa de ocupação total (UTI Adulto e pediátrica – rede pública e privada) – 74%
🚥 Risco da pandemia em Aparecida de Goiânia, segundo matriz do Ministério da Saúde: Alto





