Prefeito Gustavo Mendanha realiza deste o início de junho o lockdown por zona e vai continuar mantendo a experiência, secretaria de saúde de Rio Verde informa que já está na terceira semana de 14 dias abertos e 14 fechados.

O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, emitiu nota sobre o decreto do governo do Estado, que prevê fechamento do comércio e serviços para os próximos 14 dias. Ele informa que em Aparecida de Goiânia, desde o início do mês de junho adota o isolamento parcial por macrorregiões, exemplificando que às segundas feiras, por exemplo, o fechamento do comércio nas regiões da Vila Brasília e do Setor Santa Luzia correspondem à população de um município como Jataí no Sudoeste do Estado.

“O Comitê de enfrentamento do novo coronavírus em aparecida mantém as regras atuais de isolamento social intermitente, mas não descarta fazer 14 dias direto de isolamento social. Porém esta decisão será tomada com base nos dados técnicos-científicos da realidade do município de Aparecida de Goiânia”, justifica a nota.

Mais testes

Aparecida de Goiânia vai realizar mais testes e acompanhar de perto dos resultados. Nesta semana está sendo implantado o serviço de monitoramento dos casos confirmados. A meta é impedir o agravamento dos quadros clínicos e evitar mortes. Estão sendo montados nos drive-thrus e em três UPAs (Brasicon, Buriti e Flamboyant) exames laboratoriais a cada 48 horas em pacientes vulneráveis ao agravamento. Eles receberão oxímetros, que poderão ser levados para casa e devolvidos ao final do tratamento.

 

Os oxímetros são aparelhos portáteis para  medir a oxigenação do sangue. O teste é feito pela ponta dos dedos e auxiliam no reconhecimento de um possível comprometimento das funções pulmonares. O prefeito Gustavo Mendanha informa que foram adquiridos 600 oxímetros para auxiliar no monitoramento dos pacientes. O monitoramento será feito pelas equipes de Telemedicina e de médicos da Central Municipal de Regulação.

“Nossa prioridade é salvar vidas e cuidar bem das pessoas. Estou muito preocupado com o avanço do covid19 em nossa cidade e tenho cobrando a conscientização da população. Mas podem acreditar: cobro muito mas a minha equipe tem trabalhado com afinco e planejamento, fundamentada em dados científicos, para trazer soluções eficazes”, ressalta Gustavo.

Rio Verde

Em Rio Verde, o prefeito Paulo do Vale (DEM) explicou que o município vai manter o decreto que já estabelece o fechamento por 14 dias e abertura por outros 14 dias. Já é a terceira semana que isto é feito. Rio Verde é um dos mais afetados pelo novo coronavírus.  No dia 22/06. o município ultrapassou Goiânia no número de casos: 5.62contra 5.463 contaminados na Capital. De acordo com o Ministério da Saúde a cada 24 minutos uma pessoa é infectada em Rio Verde. Quase 6% da população já foi testada, com 13 mil exames já foram aplicados . As mortes, no entanto, são menores do que em Goiânia.

Com informações do G1