Saúde informa que 81,9% da população adulta da cidade já recebeu ao menos a primeira dose. 42,3% já completou o ciclo com as duas doses ou dose única

Após um final de semana com Mutirão e ação em bairros afastados, a Prefeitura de Aparecida segue com a Campanha de Vacinação contra a Covid nesta segunda-feira, 13 de maio, quando todos os nove postos fixos funcionarão normalmente. Qualquer morador acima de 18 anos poderá receber a primeira dose no drive da Cidade Administrativa, das 8 às 18 horas, sem necessidade de agendamento, ou poderá acessar o aplicativo “Saúde Aparecida” e marcar o dia e horário da vacinação na Central de Imunização ou nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) dos bairros Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim.

O acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). Na hora de receber a vacina é necessário apresentar documento de identidade, Cartão SUS de Aparecida e comprovante de endereço.

Já a segunda dose estará disponível nos drives do Aparecida Shopping e do Centro de Especialidades e na Central de Imunização, das 8 às 18 horas. As UBS’s dos bairros Cardoso, Andrade Reis, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim também oferecem o serviço, das 8 às 16 horas.

Para receber a dose de reforço em qualquer um desses locais não é necessário agendar, basta respeitar a data prevista no cartão de Vacinação e no dia programado apresentá-lo, juntamente com documento de identidade e CPF ou Cartão SUS.

Ao todo, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até este domingo, 12 de setembro, 179.100 moradores já haviam procurado os postos da cidade para receber a segunda dose ou já receberam vacina dose única. O número representa 42,3% da população adulta do município, estimada em 422.666 habitantes, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “É muito importante que a cada dia mais pessoas procurem a dose de reforço, seguindo o previsto no cartão de Vacinação. Só assim a população estará imunizada. Lembro a todos que em Aparecida não estamos adiantando os prazos entre a primeira e a segunda dose e que já existe a programação para uma terceira aplicação em alguns grupos”, afirma a coordenadora de Imunização de Aparecida, Renata Cordeiro.

Ainda de acordo com a SMS, o município já aplicou 346.461 vacinas como primeira dose. O número representa 81,9% dos moradores acima de 18 anos.

“Já totalizamos 525.688 doses aplicadas em nossa cidade e precisamos avançar ainda mais”, diz Renata Cordeiro.

Segundo a Coordenadora de Imunização, no último sábado foi realizada uma ação em bairros afastados, com o intuito de aproximar a vacina da população em situação de vulnerabilidade.

“Ao todo, 375 moradores dos setores Continental, Terra do Sol e Virgínia Park foram imunizados com a primeira dose. No próximo sábado estaremos lá novamente. Nosso esforço é para proteger o máximo de pessoas contra o Coronavírus. Se elas não vêm até a vacina por algum motivo, Aparecida levará a vacina até elas”, enfatizou Renata Cordeiro.

De acordo com a gestora, como o município já recebeu um total de 570.955 doses de imunizantes, a cidade inicia a semana com um estoque de 12.070 doses para a primeira aplicação e 14.232 doses de reforço.