Vacinação segue nesta semana em idosos acima de 61 anos de idades já agendados e para profissionais de saúde com agendamento e forças de segurança in loco. Os drives para 1ª dose foram suspensos até a chegada de nova remessa. Drive para dose 02 continua ativo

Com estrutura montada para atender com qualidade todas as pessoas, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem atuando firme na imunização da população dos grupos prioritários. Até o momento foram vacinadas 67.914 pessoas entre idosos, profissionais de saúde e das forças de segurança conforme Plano Nacional de Imunização, iniciado em janeiro deste ano. Somente na última sexta-feira, 16 e sábado, 17, 3,6 mil idosos acima de 61 anos receberam a primeira dose da vacina.

A vacinação segue em Aparecida, a partir desta terça-feira, 20, apenas para aplicação de 1ª dose nos idosos agendados nas UBS´s, além de profissionais da saúde e forças de segurança. Os dois drives suspenderam as atividades até a chegada de nova remessa. “Nós estamos seguindo o cronograma de vacinação do Ministério da Saúde e cumprindo o que foi planejado para nossa cidade. Neste momento estamos vacinando idosos acima de 61 anos, além dos profissionais de saúde e das forças de segurança. Paralisamos as atividades nos drives por conta do baixo estoque e vamos continuar vacinando 1ª dose os agendamentos nas UBS´s. E conforme cheguem novas remessas com novas doses de vacinas, retomamos a aplicação com possível ampliação da idade”, comentou a coordenadora de Imunização da SMS, Renata Cordeiro que completou. “Tendo as doses disponíveis estamos vacinando”.

Drives da Cidade Administrativa e do Centro de Especialidades terão atividades retomadas assim que chegarem novas doses

Ao todo são oito postos disponíveis para aplicação da primeira e da segunda dose em Aparecida, sendo 3 drive-thrus e cinco Unidades Básicas de saúde. Os drives para primeira dose ficam na Cidade Administrativa Luiz Alberto Maguito Vilela e no Centro de Especialidades no Jardim Boa Esperança. Atendimento das 8h às 19h, sem necessidade de agendamento prévio. Já o drive para segunda dose, fica no estacionamento do Aparecida Shopping, no setor Serra Dourada. Também não precisa de agendamento.

Para receber a primeira dose nas Unidades Básicas de Saúde dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, a vacinação ocorrerá mediante agendamento pelo aplicativo “Saúde Aparecida”. A vacinação nas unidades ocorre das 8h às 17h. O link para acesso à ferramenta está disponível no site da Prefeitura (aparecida.go.gov.br). A aplicação da segunda dose nessas mesmas unidades não requer agendamento prévio, apenas ir no dia aprazado no cartão de vacinação.

Profissionais de saúde e de segurança

Para receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19, os profissionais de saúde que atuam em Aparecida podem agendar atendimento pelo aplicativo Saúde Aparecida – https://webapp.aparecida.everyday.net.br/. As vagas estarão disponíveis a partir das 8h desta terça-feira, 20.

Já os profissionais das Forças de Segurança e Salvamento continuam sendo vacinas in loco conforme cronograma estipulado pela SMS.

Balanço

Durante esses três meses de vacinação contra a Covid-19 em Aparecida de Goiânia, de 20 de janeiro a 18 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) imunizou 67.914 pessoas. Dessas, 48.874 são primeira dose e 19.040 segunda dose. Ao todo, desde o início da campanha, Aparecida recebeu 60.700 doses para primeira aplicação e 35.400 para segunda aplicação, totalizando 96.100 doses de vacinas. Hoje, o estoque disponível é de 4.150, para primeira aplicação nos idosos já agendados pelo aplicativo e também profissionais de saúde e forças de segurança.

Menos doses

Conforme noticiado em todo o país, Aparecida de Goiânia também notou perdas técnicas de doses em frascos de Coronavac em que a descrição era de que continham 10 doses. De acordo com a coordenadora de Imunização da SMS, ao serem administrados, foi constatado que alguns frascos continham em média 8 doses e não 10. “Realizaremos solicitação da reposição destas doses e todos os relatórios de falha técnica estão sendo preenchidos e serão encaminhados ao estado para envio ao Ministério da Saúde, visto que vários municípios de todo país constataram a mesma falha”, comentou.

Dose 2

Aparecida conta com 13.895 doses em estoque para a segunda aplicação. A vacinação com a Dose 2 segue disponível no drive-thru do Aparecida Shopping, de segunda à sexta-feira, das 8 às 19 horas, e nas UBS´s dos setores Andrade Reis, Bairro Cardoso, Jardim Olímpico, Jardim Florença e Veiga Jardim, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Em ambos os casos, sem necessidade de agendamento. Basta levar documento de identidade, CPF e cartão de Vacinação.