A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) inaugura nesta semana duas novas salas de vacinação para ampliar a cobertura na cidade e tornar mais fácil o deslocamento da população em busca do serviço.

O objetivo é que as  Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos bairros Ilda e Cruzeiro do Sul atuem como as outras 29 unidades que oferecem o serviço.

Segundo a coordenadora da Imunização de Aparecida, cada nova instalação como essa aumenta a cobertura vacinal e a possibilidade da universalização ao acesso, levando em consideração a dificuldade que muitas mães têm de locomoção.

Ela conta que ao todo são oferecidas mais de 20 tipos de vacinas à população no Programa de Imunização do município. Essa oferta segue o Calendário Nacional de Vacinação, definido pelo Ministério da Saúde. “As vacinas estão disponíveis durante todo o ano, em 29 postos espalhados pela cidade. Além disso neles também são realizadas as campanhas anuais específicas” – pontua. As novas salas funcionarão no mesmo horário das demais UBS’s, que atendem de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

A Coordenação de Imunização de Aparecida disponibiliza nas salas de vacinação, ao longo do ano, as seguintes vacinas:
BCG; Pentavalente; Rotavírus Humano; Pneumocócica 10-valente; Meningo ACWY, Meningocócica C; Febre Amarela; Vacina Inativada contra Poliomielite; Vacina Oral contra Poliomielite; DTP; Hepatite A; Hepatite B; Tríplice Viral; Tetra Viral; Varicela; HPV Quadrivalente; DT e DTPa.

Salas de Vacinação que funcionam de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h30:

UBS Andrade Reis
UBS Jardim Florença
UBS Pontal Sul II
UBS Delfiori
UBS Bandeirantes
UBS Jardim Riviera
UBS Campos Elísios
UBS Veiga Jardim
UBS Bairro Independência
UBS Caraíbas
UBS Jardim dos Ipês
UBS Madre Germana
UBS Mansões Paraíso
UBS Parque Trindade
UBS Jardim Olímpico
UBS Nova Olinda
UBS Retiro do Bosque
UBS Cândido de Queiroz
UBS Jardim Paraíso
UBS Bairro Ilda
UBS Cruzeiro do Sul

Nos Cais Colina Azul e Nova Era e também no Centro de Saúde Papillon Park, a imunização ocorre de segunda à sexta-feira das 8h às 18h30.
Já no Centro de Atendimento Ambulatorial, a vacinação ocorre de segunda à sexta-feira das 8h às 18h30, e também aos sábados, das 8h às 16h.