Entender o sucesso na vida é compreender o quanto você está investindo em você mesmo? Quanto de tempo está dedicando para a sua vida? Estas são algumas da perguntas que André Soares lança neste artigo.

 

Por André Soares

O que é sucesso?

Substantivo masculino. Consequência exitosa, positiva: carreira de sucesso. Acontecimento favorável; resultado feliz; êxito: projeto de sucesso. Algo ou alguém que obteve êxito; que possui excesso de popularidade.

Muitos de nós procuramos por sucesso. Muitas vezes nem sabemos o que é sucesso, mas de tantas pessoas falarem em sucesso, vivemos uma vida atrás do tal falado e sonhado sucesso, que no final das contas nem sabemos para que serve.

Vamos fazer a seguinte reflexão:

Para que quero o sucesso?

Qual o motivo do sucesso?

Qual a necessidade de ter sucesso?

Esse tipo de questionamento precisa ser feito constantemente para entender qual o motivo de se querer tanto sucesso. O sucesso mal interpretado pode fazer com que tenhamos ações errôneas, que irão nos afastar cada vez mais dos nossos objetivos de vida.

Falando em vida, o que seria o sucesso em nossa vida?

Posso responder que sucesso é viver em abundância. Realização profissional, relacionamentos, saúde, estabilidade financeira, tudo isso faz parte de uma vida com abundância. Para muitos esse é o significado de sucesso e, mesmo para quem acredita que não, já são motivos mais do que justos para se sentir grato.

Cada pessoa tem uma forma de enxergar o sucesso, por isso esse artigo não tem a intenção de julgar, cobrar ou justificar algo. A intenção aqui é mostrar que podemos ter sucesso na vida sem ser pelas formas convencionais. Onde podemos aprender a valorizar cada vez mais os feitos que conquistamos, do que ficar mostrando para as pessoas o que sou capaz de fazer.

Passei muito tempo da minha vida correndo atrás do sucesso. Queria mostrar para as pessoas que conseguia isso, conseguia aquilo e muitas vezes nem sabia o de fazer aquilo. Achava que isso era a maior felicidade da minha vida, mostrar para as pessoas uma vida perfeita, uma pessoa que vencia a qualquer custo, mas lá no fundo vivia uma vida superficial.

Fiz tudo que poderia fazer para chegar onde desejava chegar. Lutei todos os dias para alcançar aquele sucesso. Finalmente, o sucesso veio, pois quando você se dedica, você alcança. Quando você se empenha, você alcança. A grande questão foi que, ao alcançar tal sonhado sucesso, percebi que tinha feito tudo a qualquer custo e de qualquer jeito.

A sensação, que deveria ser de satisfação, foi de uma total frustração.

Frustação de ter sido o maior traidor da minha vida, pois havia conquistado o que queria, mas não tive a chance de aproveitar, sequer, a conquista que tinha desejado. Vi que muitas pessoas ficaram felizes pelas minhas conquistas, mas eu não. Olhei para trás e vi o quanto tinha deixado de viver a vida, vi a quantidade de pessoas que magoei e as que passei por cima para alcançar o que desejava.

Tinha me tornado uma pessoa gananciosa. Uma pessoa sem alma e sem amor.

Fui traidor por trair os meus sonhos, por abandonar tudo aquilo que fazia sentido na minha vida, para poder me sentir apenas uma pessoa que fosse reconhecida pelos seus feitos.

Quantos de nós não passamos por essa situação?

Quantos de nós construímos algo sem saber o por quê?

Quantos de nós vivemos uma vida em busca de sucesso?

Entender o sucesso na vida é compreender o quanto você está investindo em você mesmo? Quanto de tempo está dedicando para a sua vida? Quanto de tempo está dedicando para viver ao lado das pessoas que ama? O quanto está contribuindo para a concretização dos seus sonhos?

Estamos dentro de um sistema que nos faz viver de padrões. Aqueles padrões que nos oprime constantemente para ser aquilo que o sistema deseja e não o que desejamos ser.

Vivemos o sistema familiar que nos oprime a ter que ser o melhor filho. A ter que ser o melhor aluno. A ter que casar e ter filhos. A ter que não escolher trabalho e trabalhar naquilo que aparecer. A ter que ter uma casa. A ter que ter um carro.

Os padrões do sistema familiar.

Vivemos o sistema social que nos oprime a ser igual a todos. Ter que fazer parte de grupo tal. Ter que ter o cabelo assim. Ter que usar a roupa assada. Ter que ter o carro da marca M que é o melhor do mundo. Ter que ter milhões de amigos.

Os padrões do sistema social

Vivemos o sistema organizacional que nos oprime a ter sucesso. Ter que ser melhor que seu colega de trabalho. Ter que ter ganancia. Ter que fazer tudo. Ter que ser melhor. Ter que estar em todos os lugares. Ter que realizar várias coisas ao mesmo tempo. Ter que sempre estar bem.

Os padrões do sistema organizacional.

Quem passa por isso constantemente em sua vida?

Pior que passamos por tudo isso. Vivemos oprimidos para agradar as pessoas e conquistar um sucesso que nem sabemos o que é de verdade. Precisamos ter clareza naquilo que desejamos para a nossa vida.

Só não podemos esquecer que somos merecedores daquilo que a vida nos proporciona. As coisas boas da vida são para nós também, mas precisamos saber e definir o que é bom para a nossa vida.

Eu não mereço qualquer coisa, eu mereço o que tem de melhor. Não podemos viver a síndrome do não merecido. Esse tipo de trabalho é para ele, isso não é para mim.

Uma coisa que aprendi na vida foi que não posso mudar o tempo. O que passou, passou, não posso fazer nada sobre isso. E, também, o futuro que ainda não foi construído. O que posso controlar é o presente, as minhas ações de agora. Viver o agora com intensidade para construir o futuro.

Tive um sucesso errôneo no passado, na realidade digo que foi um falso sucesso. Mas não posso deixar de dizer que me trouxe experiência de vida. Entendi que sucesso não é status, não é agradar as pessoas, não é ter todo reconhecimento do mundo. Não é só falar sim para tudo, pois a cada sim que você fala, é um não que você fala para você mesmo.

Sucesso é você fazer por você, é viver por você.

Resolvi usar o meu agora para recomeçar. Usar minhas experiências do passado para avançar e mudar o agora. As coisas que foram boas vou usar para melhorar o meu dia a dia. As coisas que não foram boas vou deixar no passado para não cometer os mesmos erros no agora.

O primeiro passo é entender o que é sucesso. O segundo passo é entender para que ele servirá na minha vida. E o terceiro passo é entender qual sentido esse sucesso fará em minha vida.

Com o passar do tempo encontrei muitas pessoas de sucesso. Não só sucesso em relação a conquistas materiais, mas também pessoas que obtiveram sucesso em relação à vida. Esse sucesso você entende quando se conecta com seu interior, quando você vive a vida da forma que deseja, não sendo escrava do sistema familiar, social e organizacional.

Desta forma pude entender que para se tornar uma pessoa de sucesso precisa buscar compreender e colocar em prática os seguintes pontos:

1) A vida não é justa. Acostume-se a desafiar-se todos os dias. Não fique esperando as coisas acontecerem só porque você deseja ou porque acha que é justo.

2)  O mundo não liga para a sua autoestima, ele vai dizer que você não serve a todo momento. Precisamos entender que o sistema familiar, social e organizacional irá oprimi-lo todos os dias.

3)  Não existe trabalho indigno. Trabalhe naquilo que faça sentido para você e não se apegue aquilo que os outros vão falar. Normalmente quando alguém julga você pelo seu trabalho, é porque ela deve estar presa a correntes que vem escravizando há muito tempo.

4)  Se você sempre achou que seus pais são difíceis, espere até você ter um chefe. Os pais, independentemente da situação,  querem o nosso melhor. O seu chefe vai querer ver o resultado, se não entregar o resultado, você não serve.

5)  Não passe uma vida reclamando, aprenda com seus erros e acertos. Na vida não existe tudo errado ou certo, o que precisa existir é uma auto reflexão dos resultados obtidos pelas minhas decisões.

6) O sistema familiar, social e organizacional, vão separar as pessoas vencedoras de perdedoras. Ter sucesso na vida é entender como lidar com essas situações.

7)  No mundo que vivemos, o destino da minha vida está em minha mão. Não adianta querer passar a responsabilidade da sua vida para outra pessoa. Ninguém muda ninguém e ninguém faz ninguém feliz. Só você pode mudar.

8) Expectativa não é vida real, é apenas uma ilusão criada para mascarar a verdadeira realidade. Viva a realidade. Viva o agora. Mude o agora.

9)  Seja legal com você mesmo. A chance de você alcançar o que deseja será muito maior, do que quando você mente para si mesmo.

10)  Sucesso não é para ficar vangloriando-se para as pessoas. Sucesso é para que você possa se sentir satisfeito com as concretizações dos seus objetivos.

Cada um desses pontos foram criados com as minhas experiências de vida. Coloco cada um deles em prática no meu dia a dia, justamente para não esquecer onde eu realmente quero chegar, o que realmente quero ser e por quê quero ser.

Isso me aproxima cada vez mais de me tornar um SER humano melhor todos os dias.

Esses pontos são verdadeiras oportunidades que nos vamos dar para poder recomeçar. Muitos têm medo de recomeçar, para esconder o fracasso, a angústia de ter que assumir que está levando uma vida desesperançosa e não tem coragem de mudar essa circunstância.

Quando recomeçamos, estamos dando a oportunidade de sonhar, de acreditar naquilo que desejamos e, principalmente, de acreditar na pessoa que somos.

Recomeçar faz parte da vida. Se não está gostando, então recomece da melhor forma. Faça o seu melhor para você. Não fique preso a opiniões de pessoas que não agregam valor à sua vida.

Tire do seu vocabulário e da sua mente a palavra CRÍTICA. Use tudo que ouvir como uma DICA. Pois assim não vai ficar potencializando negativamente o que as pessoas falam como crítica.

Já, a dica, vai trazer-lhe novos horizontes, novas oportunidades de enxergar melhor o caminho que escolheu para seguir. E se a dica não agregar  nada, só deixa pra lá. Não guarde.

Viva por você!

Faça por você!

 

André Soares
Coach |Escritor

André Soares Santos, formado em Economia, Análise de Sistema, Jornalismo e Marketing. Atualmente, atua no grupo André Soares Coach como CEO, realiza palestras motivacionais, é Life Coach, focado no encorajamento, motivação e amor pela VIDA. Ensina técnicas que facilitam o aprendizado, tornando o indivíduo mais resiliente, com maior bem estar no trabalho, menor suscetibilidade á depressão e maior adaptação às mudanças que a vida nos proporciona.

andresoares.antar[email protected] instagram: @andresoares_coach