Toda doença trás em si mesma parte da cura. Que lição precisamos aprender com o  coronavírus?  Este é o questiinamento do artigo de hoje.

Confira:

PRECISAMOS APRENDER A LIDAR COM O COVID 19

por André Soares

Estamos sujeitos a viver com o COVID 19 mais tempo do que imaginávamos e mesmo depois da vacinação, teremos que entender qual o modelo de vida que irei seguir, pois entendo que essa situação esta acontecendo para que possamos refletir sobre a nossa vida e sobre as nossas decisões e ações que estamos tomando.
Se não entendermos isso, vamos continuar negando a doença e sofrendo com as nossas próprias escolhas e pior vamos acreditar que o COVID 19 não vai mais existir.

Por isso precisamos aprender a lidar com o COVID 19 ou até mesmo como trabalhar a nossa mente diante essa circunstância que estamos passando. Temos que ter clareza, para não ficar culpando tudo ou todos por aquilo que estou passando. O mais duro para o ser humano é ter a condição de fazer reflexões, tudo porque a reflexão faz você olhar para você mesmo e muitas das vezes, não queremos ver quem somos de verdade.

Precisamos criar o nosso modelo de vida. Sim precisamos ter o nosso modelo de vida para não sucumbir diante as adversidades ou se preferirem diante as dificuldades que a vida nos mostra. Quando você não tem um modelo de vida, uma forma que você viver, acabamos fazendo o que as pessoas querem ou que a situação sugere. Sendo assim você continuará vivendo os padrões que são impostos a você diariamente, sem ao menos buscar entender o que você realmente quer.

Como criar essa mudança?

Podemos basear a escolha dessa mudança em princípios racionais (decisões em cima de valor, critério e regras), sobre avaliação de vida (com a seguinte pergunta: “É assim que você quer se sentir?”) e sobre seu desejo de vida (com a seguinte pergunta: “O que você realmente quer da viver?”).

A nossa mente vive em constante caos mental, em busca de entendimento sobre pensamentos positivos e pensamentos negativos. Como somos feito de energia e somos um imã que atrai para si o que deseja, então entendo que o mal não perpetuara para sempre e nem o bem perpetuara para sempre. Precisamos sim aprender a lidar com isso e superar os momentos negativos e aprender a valorizar os momentos positivos.

PONTOS PARA QUE POSSAMOS CRIAR O NOSSO MODELO DE VIDA DIANTE AO COVID 19
Esses pontos foram baseados em experiências que venho colocando em minha vida e em estudos feitos para entender o comportamento humano diante as adversidades da vida que enfrentamos.

Justamente porque invés de achar que o COVID 19 será exterminando, teremos que aprender a conviver com a existência dele.

Vamos aos pontos:
1) Manter distância entre as pessoas – por mais calorosos que somos, por mais que necessitamos do abraço, mas hoje em dia é fundamental manter a distância. Podemos desenvolver outro método de carinho. Sem contar que a OMS (Organização Mundial da Saúde) orienta que precisamos manter dois metros de distância.

2) Use uma máscara – a máscara já faz parte de nossas vidas. Mesmo depois da vacinação, a máscara será usada. Precisamos entender que a máscara tem a função de proteger e não de aprisionar. A OMS orienta a troca da máscara de 3h em 3h.

3) Lavar as mãos – isso é higiene básica da vida. Aprendemos desde criança que precisamos lavar as mãos, mas com o tempo fomos esquecendo isso e deixando de fazer. Por isso a necessidade de andar com álcool em gel.

4) Enxaguar a boca todas as noites – outro fator que faz parte das nossas necessidades básicas como ser humano e deixamos de fazer. É a mesma coisa que deixar de escovar os dentes de manhã, após alimentações e a noite antes de dormir.

5) Trocar de roupa – todas as vezes que voltar da rua, tire a sua roupa e vá tomar banho imediatamente. Parece um principio fácil, mas veja quantas vezes chegamos a casa e fazemos isso. Primero fazemos outras coisas, para depois cuidar da saúde.

6) Compras online – isso é uma prática adotada pelas empresas a algum tempo, mas muitas pessoas ainda lutavam contra a evolução da tecnologia. Com o avança do COVID 19, fazer compras online vem se tornando cada vez mais periódico, seguro e econômico.

7) Supermercado – o melhor é uma única pessoa fazer. Assim pode escolher o dia e o melhor horário para ir. No meu caso, eu faço a compra para duas casas, uma vez no mês e sempre vou ao mercado as 07h da manhã, onde o mercado esta mais vazio.

8) Mobilidade – precisamos andar mais. Eu mesmo crie o hábito de correr para manter a mente e o corpo em movimento. Com isso quando preciso sair para lugar mais perto, vou andando e estou evitando transporte publico. Claro que existem aqueles que necessitam do transporte público, por isso precisa redobrar os cuidados.

9) Videoconferência – esse método já era usado principalmente em empresas multinacionais que usam a videoconferência para falar com seus funcionários. Hoje a videoconferência vem fazendo parte das nossas vidas e daqui para frente será muito mais utilizada. Muitas pessoas como eu, já adotou a vida online. Sendo que é outro método seguro, dinâmico e econômico.

10) Local de trabalho – use sempre a máscara e mantenha as janelas abertas para poder ventilar o local. São hábitos que servem não só para cuidar da saúde, mas também serve como ponto de higiene. Outro ponto importante sempre fuja dos horários de pico.

11) Visita familiar – muitas pessoas usam como fuga das suas angustias que precisa visitar a família, que não pode viver longe dos pais. Claro que tudo isso é valido e verdadeiro, o que precisamos avaliar, até que ponto o risco vale a pena.

12) Alimentação – busque comer mais vegetais e frutas. Melhorando a qualidade da nossa alimentação vai ajudar a prevenir doenças como obesidade, pressão alta ou baixa e as famosas diabete e colesterol, que são portas abertas para a COVID 19.

13) Evitar aglomeração – as aglomerações trazem o alto risco de contaminação, não só hoje em dia com o COVID 19, mas sempre foi algo causador de transmissão de doenças como a gripe. Podemos partir do principio que você se cuida e é responsável por você e não pelas outras pessoas.

14) Cuidar da saúde – esse ponto é fundamental. Teoricamente já deveríamos fazer isso desde sempre, mas com as nossas escolhas e decisões, vamos deixando para depois ou quando alguma coisa de grave acontece, ai sim vamos dar importância a nossa saúde.

15) Prática de exercícios – praticar exercícios não é para manter o corpo bonito, mas sim manter a sua vida mais saudável. Sem contar que ajuda a equilibrar mente e corpo, fortalecendo cada dia mais. Com a saúde saudável, vamos evitar qualquer doença não só o COVID 19.

Esses são pontos que ajudam a criar um novo modelo de vida. Um modelo mais seguro que com certeza vai ajudar a cada um a manter a vida mais motivada e assim elevar para um nível diferente. Claro que tudo que é novo, vamos criar resistência por vários motivos, por isso precisamos ter clareza para entender o que realmente eu quero para a minha vida.
Mesmo com o desenvolvimento da vacina, precisamos criar o nosso modelo de vida, pois essa é a forma mais segura de você evitar ser contaminado e o modelo de vida não vai servir só para o momento, vai servir para toda a nossa vida.

Com essa clareza criando, exercitando a mente e criando um novo modelo mental, vamos eliminar os nossos medos e abrir a porta para novos desafios que vão nos levar a seguir em frente.

Atualmente as nossas frustações, medos, problemas estão sendo justificados, em cima do nosso inimigo atual que hoje chamamos de COVID 19, que não será eliminado por completo, por isso é necessário aprendermos como conviver com essa situação, sem julgamentos, sem cobranças, mas sim com decisões e ações em direção ao que realmente desejo para a minha vida.

Para vencermos todos os dias, vamos precisar de disciplina e muito comprometimento para colocar esses pontos em pratica na vida, pois a única pessoa que pode mudar qualquer situação sou eu mesmo.

Chegou a hora de viver o agora. A mudança não foi ontem. A mudança não é amanhã. A mudança é agora.

Tudo na vida parte de você para você.

André Soares
Coach |Escritor

André Soares Santos, formado em Economia, Análise de Sistema, Jornalismo e Marketing. Atualmente, atua no grupo André Soares Coach como CEO, realiza palestras motivacionais, é Life Coach, focado no encorajamento, motivação e amor pela VIDA. Ensina técnicas que facilitam o aprendizado, tornando o indivíduo mais resiliente, com maior bem estar no trabalho, menor suscetibilidade á depressão e maior adaptação às mudanças que a vida nos proporciona.

andresoares.antar[email protected] instagram: @andresoares_coach