A covid-19 não é o inimigo a ser batido, a pandemia oferece a oportunidade do auto-conhecimento. Este é o desafio da humanidade. É o que diz neste artigo nosso colunista. Confira:

Leia o artigo:

NOVOS TEMPOS

Com a chegada do Covid 19 ao Mundo em novembro de 2019 e com sua chegada ao Brasil em fevereiro de 2020, muitas coisas mudaram, pessoas mudaram, relações mudaram e relacionamentos também mudaram.

As grandes perguntam são:

Será que eu mudei?

Será que estou aberto às mudanças?

Particularmente sempre vi o Covid 19 como uma grande oportunidade de fazer algo novo. Claro que além de ser uma doença que esta levando ao óbito milhões de pessoas pelo mundo, o Covid 19 também está matando coisas que achávamos que não mudariam jamais.

Nessa analise coloco dois pontos principais. O primeiro ponto é a relação entre os seres humano. Ou melhor, ainda, como venho me relacionando comigo mesmo.

Passamos muitos anos vivendo uma vida de correria, uma vida agitada sem perspectivas, com ganhos através de muita luta e sem poder aproveitar esses ganhos, justamente por não ter um objetivo claro na vida.

O fato de fazer muito e ganhar muito, não significa qualidade de vida. Qualidade de vida é aproveitar cada momento com mais clareza, disposição e comemorando cada feito realizado na vida.

Com a chegada do Covid 19, muitas pessoas entraram em conflito sobre esse entendimento, porque tivemos que ficar em casa no isolamento e pior tendo que conviver com sigo mesmo. Quando olhamos para nós, olhamos para o nosso interior, muitas das vezes não gostamos do que estamos vendo, porque nunca paramos para ver o que realmente eu quero para a minha vida.

Por isso que se relacionar com você mesmo, nesse momento de pandemia, isolamento que estamos vivendo, é de suma importância, não para sobreviver a essa situação, mas sim para ultrapassar a essa situação.

Os índices de depressão, ansiedade e violência doméstica, aumentaram absurdamente nesse período. Tudo isso reflete o quanto não estamos preparados para aos novos tempos que vem criando-se diante aos nossos olhos. Não que antes esses sintomas não existissem, eles sempre existiram, mas hoje o ser humano esta potencializando ainda mais as suas limitações, bloqueios, preocupações, angustias diárias e o negativismo.

Cuidar da saúde não é simplesmente se proteger do Covid 19. Cuidar da saúde é buscar enfrentar as adversidades que estamos passando com equilíbrio. Esse equilíbrio através da sabedoria, da forte decisão e o poder da ação para seguir em frente com mais clareza de entendimento.

Já venho falando há algum tempo sobre isso nas minhas palestras, lives e no dia a dia, pois o nosso relacionamento interno com sigo mesmo, parte de compreender de quem eu sou e aquilo que realmente eu quero para a minha vida.

Agora o segundo ponto que gostaria de falar que vem retratando a chegada dos novos tempos e que ainda não estamos preparados, é a relação com o emprego. O ponto de maior sofrimento e angustia das pessoas, que é o seu porto seguro do ser humano.

Sempre vivemos uma relação de trabalho, onde existe o patrão, o empregado e o local de trabalho. Com a chegada do Covid 19 isso vem mudando e com certeza será a maior das conquistas e libertação do ser humano.

Tudo porque você não precisa mais de um patrão, na realidade você será o seu próprio patrão.

Muitos empresários estão enxergando isso e para não perder seus funcionários, estão buscando readequação do conceito mercado de trabalho, entendendo que não precisam ter mais um local onde irá concentrar as pessoas para exercer a sua função e desta forma vão diminuir o seu passivo em relação ao imóvel.

Eu vejo o trabalho remoto como liberdade, como um propósito de vida e melhor como confiança na relação entre as pessoas, principalmente eu comigo mesmo.

A ideia de ficar dentro de um imóvel das 08h às 18h, cumprindo as regras da empresa, fingindo que esta produzindo ou não, vai se perder com os novos tempos. O trabalho remoto vai te dar mais liberdade de viver uma vida mais dinâmica, produtiva, com engajamento e com mais responsabilidades.

Muitas pessoas ficam com receito de trabalhar remotamente achando que a qualidade irá cair que o salário vai reduzir e que não vai ter pessoas para conversar. Essa resistência acontece justamente porque as pessoas não estão sabendo se relacionar com ela mesma e se sentem incapazes de absolver os novos tempos e aprender coisas novas.

Quando quebramos essa barreira do físico ou da parte geográfica, notamos que as organizações crescem exponencialmente, o ser humano cresce como profissional e como pessoal, porque ele se torna independente, vivendo seus sonhos profissionais e pessoais também. Ele tem a oportunidade de começar a enxergar as coisas de uma nova forma. Ele começa a enxergar o quando tem valor e tem poder de entrega com mais alegria e satisfação naquilo que faz.

Venho conversando com muitas pessoas, que perderam emprego, que estão empregadas, empreendedores e outras que estão perdidas sem saber qual rumo tomar, é uma das coisas que venho frisando muito é que o trabalho online, ou trabalho remoto, não será, mas ele é o futuro e um futuro que não está longínquo, ele esta já aqui.

O meu trabalho como Live Coach cresceu justamente devido a essa independência e entendimento do trabalho remoto. Hoje posso falar com muito mais pessoas, não preciso deslocar-me e o melhor, posso ajustar o meu horário e a minha produtividade cresceu, levando-me ao um grau de satisfação com o que estou realizando.

Uma falsa ilusão que a empresa cria, é a produtividade. O funcionário chega 08h e fica lá. Ele pode passar o dia inteiro lendo, assistindo vídeo, fazendo o que for, mas como você esta lá presente, para a empresa, você trabalhou.

Agora quando esta trabalhando online ou remotamente, você precisa realizar, precisa criar a capacidade de entregar. E isso vai trazer a responsabilidade de entender a que momento, vai escolher para realizar o seu trabalho.

Esse trabalho online, remoto ou até home Office, gera a flexibilidade da forma de entregar e valorizar seu trabalho. Essa flexibilidade não é um relaxamento, mais sim a forma de ver o melhor horário para produzir que possa ser de manhã, à tarde, à noite ou de madrugada.

Vai trazer a responsabilidade porque você quer entregar o trabalho, pois ele faz parte do seu propósito de vida. Quando o que faz se torna um propósito de vida, não vai mais trabalhar apenas para ganhar dinheiro e pagar as contas. Você vai trabalhar para ganhar dinheiro, pagar as contas, para sentir-se satisfeito, vai trabalhar fazendo aquilo que gosta no horário que deseja e da onde quiser.

Isso vai mostrar que sonhos pessoais andam de mãos dadas com os sonhos profissionais e isso vai trazer mais confiança, responsabilidade que no final das contas vai gerar resultado. Você vai entregar mais por estar feliz realizando aquilo que deseja.

Tudo isso pode se tornar um pesadelo, se você não entender que isso esta fazendo parte dos novos tempos que estamos vivendo.

Como coach venho ajudando pessoas, a entrar nessa órbita da dependência de realizar o que deseja, trabalhar com o que deseja, fazendo aquilo que te faz feliz. Claro que nada cai do céu e você num estalar de dedos vai se desprender de tudo que vivia, para viver os novos tempos.

Claro que toda essa mudança é um processo e você precisa estar aberto a essa mudança.

Comigo não foi diferente, mas a partir do momento que me dei a oportunidade de trabalhar remotamente, online ou home office, o meu horizonte ampliou, comecei atender mais pessoas, comecei a levar meu conhecimento para todos os continentes e melhor, na hora e de onde eu pudesse produzir melhor.

Com os novos tempos teremos: menos locais de trabalho, menos micro gerenciamentos, menos deslocamento, menos estresse, menos custos e menos caos.

Só que os novos tempos também teremos: mais engajamento, mais produtividade, mais conexões, mais felicidade, mais liberdade, mais propósito, mais confiança e mais satisfação.

Não vamos nos fechar e se prender as limitações que são impostas e que surgem em nossas vidas.

Chegou o momento de encarar os novos tempos como oportunidades de vida.

 

 

André Soares
Coach |Escritor

André Soares Santos, formado em Economia, Análise de Sistema, Jornalismo e Marketing. Atualmente, atua no grupo André Soares Coach como CEO, realiza palestras motivacionais, é Life Coach, focado no encorajamento, motivação e amor pela VIDA. Ensina técnicas que facilitam o aprendizado, tornando o indivíduo mais resiliente, com maior bem estar no trabalho, menor suscetibilidade á depressão e maior adaptação às mudanças que a vida nos proporciona.

andresoares.antar[email protected] instagram: @andresoares_coach

André Soares
Coach | Escritor
@andresoares_coach
[email protected]