“O sucesso vem quando você supera a barreira da dor e do medo.”

Por André Soares 

Falar de medo nunca é fácil, justamente porque sentimos medo a todo o momento a todo instante. Sempre achando que algo pode acontecer ou não acontecer. Quando isso acontece paraliso as ações necessárias e fico a mercê da circunstância que vivo.

O que significa medo?
Buscando no Aurélio que traz a seguinte definição: temor, ansiedade irracional ou fundamentada, receio.
Isso me faz refletir por que temos medo de avançar, de enfrentar aquilo que está na nossa frente ou até mesmo por que temos medo de pedir ajuda.

Quando não tinha clareza sobre o que desejava em minha vida, tinha medo de ser uma pessoa diferente vitoriosa um ser humano melhor porque ficava preso as correntes do passado e da incapacidade de rompe-las e voar.

Ao falar sobre o medo é entender como estou reagindo à vida que levo.

Vivemos dentro de uma prisão que contém grandes paredes robustas mostrando aparentemente que a vida é segura. Esse é o efeito que o medo traz a cessação que estamos vivendo uma vida tranquila sem riscos dentro da zona de conforto sem fazer esforço para ultrapassar as paredes dessa prisão.

Em alguém momento acaba dando conta que existe uma vida fora da prisão. Onde pássaros voam, vento sopra, pessoas sorriem chora e você ali dentro dessa prisão cercada pelo medo. E muitas vezes nem sabe que está com medo.

Nesse momento bate uma dúvida enorme sobre tudo que vem vivendo alimentada por aquela loucura de querer sair de dentro dessa prisão e não sabe como fazer.
Ao pensar em uma estratégia para sair encontra pessoas que estão ao seu redor que dizem:

Pare com essa história de querer sair daqui. Lá fora não tem nada de bom que possa encontrar. A melhor forma de viver bem e ficar aqui quieto sem fazer absolutamente nada vivendo em segurança. Apenas faça o que tem que fazer aqui dentro da prisão convivendo com seu medo.

Por alguns momentos você acata o que as pessoas estão falando porque é o mais fácil a fazer. Para sair da prisão requer muita força de vontade, dedicação amor próprio e disciplina positiva para enfrentar os obstáculos que são superar as grandes paredes.

Nada acontece da noite para o dia e muitas vezes não vai encontrar solução querendo desistir a todo o momento. Agora quando não aquentar mais lutar, a mente começa criar o mundo de ilusão fora da prisão.
O que você faz?

Diante a tantos conflitos, acaba dando ouvido as pessoas que estão ao seu redor e sucumbi a toda pressão alimentando ainda mais o medo de viver uma vida fora da prisão. Prefere viver dentro das grandes paredes sem ter que fazer absolutamente nada.
Se o assunto for recorrente e não resolve, então está apenas vivendo um dia após o outro sem entrar em ação.

Quanto isso ocorre, vai dar espaço ao sofrimento que leva a incapacidade de viver uma vida nova de oportunidades infinitas que pode levar aonde desejar, invés de ficar dentro de paredes andando de um lado para outro sem saber o que fazer, ou melhor, sem saber o que realmente deseja.
Para enfrentar o medo preciso tornar um buscador.

Sim isso mesmo uma pessoa que vai buscar estratégias, buscar aprender, buscar fortalecer a mente e o corpo buscar compreender o que realmente precisa fazer para superar as paredes robustas e assim enfrentar o medo.
Agora uma coisa que não podemos esquecer é quando se torna um buscador, vai sofrer mais que qualquer pessoa, pois terá que enfrentar o poder da ignorância do achismo do vitimismo e sem contar que muitos dirão que você está errado em buscar sua liberdade de viver, dizendo que a prisão é sempre mais segura.
Isso acontece porque a maioria das pessoas prefere viver no mundo da ignorância sem ter que buscar ajuda para sair da prisão do medo onde está vivendo, esperando que tudo se resolva num estalar de dedos só porque deseja.
Acreditando que se não enfrentar o medo, ele irá se acabar. Sendo que a grande questão é, o medo irá ficar mais forte em tudo que estiver fazendo para continuar vivendo dentro da prisão sem esperança e sem perspectiva de melhorar.

A vida para alguns é apenas dormir, comer, trabalhar e viver alguns momentos de lazer e pronto. Agora já parou para pensar a quanto tempo vem vivendo dessa forma? Há quanto tempo vem vivendo uma vida vazia?
O medo faz acreditar que não somos merecedores de viver uma vida melhor. Sempre digo que as coisas boas da vida também são para nós.
Quantas vezes sentiram que o desejo nunca irá acontecer?

É porque o desejo está além dos muros da prisão. Para alcançar precisa quebrar a barreira do medo, sair dessa prisão que vem vivendo há muito tempo.
Para conquistar o que desejo terei que enfrentar a mim mesmo o medo que está dentro de mim que impede de avançar na vida.

Toda mudança acontece de dentro para fora. O medo interno assombra mente e o corpo, tira toda energia fazendo com que a saúde mental não encontre o seu equilíbrio.
O nosso reino da fé esta dentro de nós, se não compreender isso sempre irá buscar que o externo resolva os problemas esquecendo-se de olhar para dentro si.

Não a outra maneira de lidar com a vida e nem com o medo, se não for enfrentando de dentro para fora.
Para sair dessa prisão só depende de você. Acreditar em você. Ter fé em você.
Ao sair da prisão vai enxergar a vida de uma forma diferente, mais desafiadora, desta maneira mente e corpo precisão estar em sintonia.
1% da vida é conduzida conscientemente.
99% acidentalmente – vivendo com medo constante.
Do que tem medo:
De algo que vai acontecer?
De algo que nem aconteceu?
Ou de algo que você pensa que vai acontecer?

O medo é gerado dentro dos nossos pensamentos. Se viver pensando negativamente, é isso que irá atrair para você.
Se pensar positivamente irá atrair essa energia para dentro de você.
Medo é a consequência da nossa incapacidade de gerar a natureza da nossa vida.
Para alimentar o medo usamos:
Memória: fatos do passado que fica em nossa mente principalmente quando estamos com pensamentos negativos.
Experiência: fatos que vividos no presente que não foram satisfatórios.
Imaginação: ficar imaginando fatos que nem aconteceram.

O medo é sempre sobre algo que não existe no momento presente, é sempre sobre o que ainda vai acontecer gerando assim a ansiedade.

Precisamos viver o presente, a realidade desse momento, ao fazer isso estou vivendo fora da prisão. Sofremos por alimentar pensamentos negativos que estão dentro da nossa mente.
Ser corajoso não é a ausência do medo, mas sim mesmo com medo seguir enfrente desafiando as circunstâncias diárias com muita determinação disciplina e força de vontade para alcançar o que realmente deseja.
Diz-me do que você tem medo?

 

André Soares

Coach | Escritor

[email protected]

Instagram: @andresoares_coach