Olá leitoras e leitores, espero que estejam cuidando da saúde. Não se esqueçam de usar máscara e álcool em gel, eles são as maiores defesas que temos contra a Covid. Vacina já para todos!

Falo sobre sucesso constantemente, justamente porque as pessoas ficam na dúvida o que realmente é o sucesso. Sem contar que olham e falam, “nossa, o André é um cara de sucesso”.

Mesmo com todos esses comentários e perguntas, vejo sucesso da seguinte forma: entender o que deseja para a sua vida.

Claro que tenho sucesso, mas não é um sucesso material ou sucesso financeiro, o meu sucesso foi construído logo depois de passar por uma depressão profunda, à qual tive um abandono na vida relacionado com fatores que não faziam sentido algum.

Tudo mudou quando dei a oportunidade, para mim mesmo, de poder viver novamente uma vida sem julgamentos, sem cobranças e de realização de metas que me levaram direto para os meus objetivos.

No grupo que faço mentoria, estávamos dialogando sobre sucesso. Como surge o sucesso? Por que ter sucesso? Onde se constrói o sucesso? O que preciso para ter sucesso?

E acabei fazendo uma reflexão e gostaria de compartilhar.

O ser humano nasce para ser desejado ser amado e com o sentimento aberto para vivenciar todas as possibilidades que existem no mundo. Não tem pré-conceito, ou seja, preconceito ou medo de fazer algo. Apenas nasce para viver.

Com o passar do tempo as coisas vão mudando, dando espaço para as opressões do sistema familiar, sistema organizacional e sistema social. Isto vai criando limitação, barreira, medo, até chegar ao ponto de perder o desejo de viver, ficando preso a palavras negativas, que são potencializadas constantemente.

Uma dessas palavras é o sucesso.

Essa palavra tem o poder de bloquear qualquer tarefa que deseja fazer. Ela tem o poder de limitar ação, tem o poder de levar à comparação e faz com que o famoso reconhecimento seja uma peça fundamental para a vida.

Na realidade, teríamos que ver o sucesso como um rompedor de limites, que nos faz avançar constantemente em direção ao objetivo desejado.

Sucesso teria que ser liberdade, mas, infelizmente, não é assim que funciona.

Para os olhos do sistema familiar, organizacional e social, uma pessoa de sucesso precisa adquirir:

Status, ter bens materiais, ter vários diplomas, falar vários idiomas, ter posses, ter empresas e tudo que for necessário.

Entendo que esses pontos são desejos mundanos, que trazem alegria e o sentimento de sucesso. Mas o grande sucesso é você ser bem sucedido naquilo que você deseja ser e não naquilo que os outros querem que você seja.

Na vida precisamos buscar o SER e não o TER.

TER – sustenta-se por um período na vida.

SER – sustenta-se pela existência de vida (nasce, cresce, envelhece e morre).

Sucesso é adquirir compromisso com você mesmo em romper seus limites, em viver a vida que deseja e lutar pelos seus sonhos. Viver aquilo que realmente deseja.

Depois de construir a mudança chegando na transformação em minha vida, comecei a enxergar o sucesso da seguinte forma: como uma conquista pessoal em minha vida.

O meu sucesso é estar vivo hoje para poder viver este momento com cada um de vocês leitoras, leitores, amigos e pessoas que estão em busca de ajuda e ainda não tiveram coragem de pedir.

Para outros, é terminar o seu dia de trabalho bem, voltar para casa e voltar no outro dia para o seu trabalho.

Para uns pode ser viajar.

Para alguns, é construir uma família.

Para outros, é ser gerente na empresa.

E tem aqueles que querem ter o carro do ano.

Cada um vive o seu sucesso de acordo com a sua verdade e sua vontade de conquistar.

Não podemos esquecer que o sucesso é você estar comprometido com aquilo que deseja e não com aquilo que as pessoas desejam para você.

Vamos fazer um exercício.

Utilize uma folha para escrever o seguinte objetivo:

Como desejo estar daqui a cinco anos?

Ao fazer esse exercício, você está se comprometendo com você. Vai criar metas para conquistar essa mudança. O seu sucesso será cada conquista que tiver nesse período de cinco anos.

Isso me fez recordar um diálogo que tive com meu grande amigo Alexandre Lima, que disse:

– André, participei de um treinamento onde você mencionou que precisávamos ter objetivos para 10 anos. Naquele momento estava sem condições alguma, sem esperança e confuso com a vida, mas tomei coragem e escrevi. Coloquei no papel que gostaria de estar casado, com minha família e com a minha sonhada casa própria.

Em nove anos ele conseguiu concretizar o que tinha escrito como objetivo para aquele período.

O sucesso é você lutar por aquilo que deseja.

O objetivo se realiza devido à energia que se destina para sua concretização. Não adianta estar negativo, vivendo uma vida de reclamações, pois não terá esperança para concretizar e muito menos para escrever um objetivo.

Quando está assim, você irá esquecer-se de fazer por você.

Vou deixar aqui quatro dicas de como ter sucesso na vida, que venho utilizando todos os dias em minha vida.

1 – VIVA COM AMOR

O amor é um processo de autoconhecimento, pois você só consegue amar alguém quando você se ama primeiro.

Amor não é troca. Não é ficar esperando o reconhecimento ou a reciprocidade do sentimento.

Amor é entender que você é a pessoa mais importante do mundo, a pessoa que olha para dentro de si em busca do melhor. Amor não é querer fazer o melhor para agradar alguém.

2 – APRENDA A CONDUZIR SUA VIDA

A vida é um fenômeno fabuloso para quem deseja viver a vida.

Podemos comparar a vida com um surfista, que fica ali esperando a onda fabulosa para surfar. Todavia, se ele não souber surfar a onda, será esmagado por ela.

A vida é assim, se você não souber conduzir, será esmagado pelo sistema familiar, sistema organizacional e o sistema social que lhe vai cobrar todos os dias.

3 – DESACORRENTE-SE DA RAIVA

A raiva não é uma ação – é uma reação.

Não acordo com raiva, mas posso deitar com raiva. Isso mostra o quanto sou escravo de uma vida que não é aquela que desejo. Vivo uma vida imposta pelas pessoas ou vivo uma vida apegada a fatos do passado.

A raiva não é empoderamento, é uma escravidão que esgota a energia positiva e alimenta a negativa.

4 – VIVA UMA VIDA AGRADAVÉL

Quem você é?

É nada mais que a sua própria criação gerada pela decisão e ação.

Isso quer dizer que a história que foi criada até hoje, seja boa ou ruim, é a sua história de vida. A história que foi criada através da decisão e ação, que veio tomando durante esses anos.

Não adianta culpar as pessoas por não estar vivendo a vida que deseja.

Essas dicas me ajudaram a focar no SER e assim fui mudando de dentro para fora. A mudança acontece quando acredito que sou capaz de fazer e ser qualquer pessoa que desejar.

Não importa se alguém pensa que você não vale a pena.

O mundo pode dizer que não, mas você sabe que vale a pena.

Faça por você.

Viva por você.

 

André Soares
Coach | Escritor
[email protected]
Instagram: @andresoares_coach