Mais uma área pública foi retomada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma). A ação contou com o apoio da Guarda Civil Metropolitana (GCM) e aconteceu n sexta-feira (7/8) numa área destinada à construção de parque no Setor Jardim do Cerrado III.

A ação decorreu de uma denúncia feita pelo telefone 161, pelo qual o cidadão pode realizar diversos tipos denúncias de crimes ambientais.

Na segunda-feira (3), após a chegada da denúncia à Amma, uma equipe de fiscais foi ao local, mas não encontrou nenhum invasor. A partir de então a área passou a ser monitorada pela Gerência de Fiscalização, que definiu para o dia 7 a ação de retomada.

Uma equipe operacional da Diretoria de Áreas Verdes e Unidades de Conservação retirou cercas dos nove lotes em que a área foi dividida. As cercas, inclusive, foram produzidas com madeira de árvores derrubadas da região. Houve também interferência no curso do Córrego da Cruz para uso da água na rega de hortaliças. Todas as interferências foram desfeitas.

Na semana que vem, a Gerência de Fiscalização vai dar continuidade às ações com objetivo de retomar áreas de preservação permanente que estão sendo utilizadas para plantio de hortas e até mesmo para criação de gado, como foi constatado dia 4 deste mês no Setor Dom Rafael.

Com informações da Secom