O PT aposta na juventude da deputada estadual e na experiência política do ex-prefeito para chegar ao segundo turno nas eleições municipais.

 

Marcus Vinícius de Faria Felipe

 

A deputada Delegada Adriana Accorsi convidou o ex-prefeito Pedro Wilson Guimarães para compor a chapa do PT que disputa a sucessão de Iris Rezende (MDB) em Goiânia. Pedro Wilson aceitou o convite e agrega à chapa sua experiência como Chefe do Executivo Municipal entre 2001 e 2004.

Referência na Educação, Direitos Humanos e  Meio Ambiente

Na sua passagem pela prefeitura de Goiânia, Pedro Wilson criou o CMEI (Centro Municipal de Ensino Infantil), que foi copiado em todo o país e é hoje uma referência na educação de crianças no período pré-escolar. Também é de autoria de Pedro Wilson o Parque Macambira-Anicuns, o maior projeto de preservação de nascentes de Goiânia, e também o maior parque linear da América Latina, com 24 quilômetros de extensão. Seu mandato também foi marcado por avanços significativos nas áreas de Saúde, Planejamento e por fazer um governo com participação popular através do Orçamento Participativo, prática iniciada na gestão de Darci Accorsi em 1993, que foi retomada por Pedro Wilson.

Pedro Wilson foi reitor da Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Na sua juventude participou ativamente do movimento estudantil liderando em Goiás a Juventude Estudantil Católica (JEC), período em que foi contemporâneo nestas jornadas cívicas de Henrique Meirelles, que viria a ser presidente do Banco Central do Brasil; de Ovídeo de Ângelis (ex-ministro de Políticas Regionais no governo FHC), Servito Menezes (ex-secretário de Governo na gestão de Nion Albernaz e de Marconi Perillo). Pedro Wilson também foi presidente do Comitê Goiano pela Anistia, que em 1979 garantiu a abertura politica com a libertação dos presos políticos e a anistia aos exilados e aos que tiveram os mandatos cassados,  como o prefeito Iris Rezende Machado, que foi afastado da prefeitura de Goiânia em 1969.

Pedro Wilson foi vereador (1992), três vezes (1994, 1998, 2006) deputado federal e sua trajetória política está marcada pela luta pelos direitos humanos e por melhorias na educação pública.

 

Reconhecimento

Para o professor Delúbio Soares, “a chapa Delegada Adriana Accorsi e Professor Pedro é a união de uma mulher guerreira e um grande combatente pelos direitos humanos, homem que liderou o luta pela Anistia em Goiás. É a união de uma mulher que entende de segurança pública e um companheiro que dedicou a vida  na luta pelos direitos humanos e pela Educação”, resume.

Para o ex-vereador Carlos Soares, a chapa Adriana-Pedro representa “a soma de uma guerreira que pensa no futuro de nossa cidade com o maior defensor da educação infantil no Brasil”.

Ex-deputada federal e presidenta do PT em Goiânia Neyde Aparecida  afirma que “esta chapa formada pela Delegada Adriana Accorsi e pelo Professor Pedro Wilson  vai caminhar por todas as casas, por todas as ruas e bairros de nossa cidade anunciando um tempo de desenvolvimento, paz e solidariedade”, conclui.