Profissionais de saúde podem participar até segunda-feira. Questionário on-line aborda temas como o ambiente de trabalho e as dificuldades enfrentadas no manejo dos doentes.

Agência FAPESP * – Uma pesquisa conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem como objetivo investigar as práticas atuais de ventilação mecânica em pacientes adultos com COVID-19 no Brasil.

O projeto, intitulado “Práticas atuais no manejo da ventilação mecânica em pacientes com COVID-19”, envolve equipes do Departamento de Fisioterapia e do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia da UFSCar, sob coordenação da professora Renata Gonçalves Mendes. Os pesquisadores convidam profissionais de saúde envolvidos no cuidado e manejo da ventilação mecânica em pacientes adultos com COVID-19 a responder um questionário on-line, com duração de 5 a 10 minutos.

“A ideia é fazer um mapeamento de como os profissionais têm realizado o manejo da ventilação no Brasil e também comparar com a prática de outros lugares do mundo. As informações levantadas poderão auxiliar os agentes que estão na linha de frente do cuidado”, explica Mendes em entrevista para a Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar.

As perguntas são relativas à formação do profissional, ao ambiente de trabalho, às práticas de ventilação mecânica invasiva e não invasiva, às ações complementares à ventilação mecânica, às barreiras e aos facilitadores no manejo do paciente com COVID-19. O prazo para resposta vai até a próxima segunda-feira (08/06) e o anonimato é assegurado a todos os participantes.

*Com informações da Coordenadoria de Comunicação Social da UFSCar  – foto: Wikimedia Commons.